Os 20 anos da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira foram celebrados com uma ampla programação que contou com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, composto pelo novo espaço da biblioteca e da sala de produção de vídeo-aula, além da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, também foi feito o lançamento da 25ª edição da Revista do TCE, que este ano destacou em caderno especial a poesia do Cordel.
A programação foi iniciada com o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacando a importância da escola de contas na capacitação dos jurisdicionados, passando a palavra para o fundador e atual diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que falou sobre a história e os resultados apresentados pela unidade de ensino. “Na minha visão, a máxima de orientar antes de punir sempre foi uma das mais importantes. Tenho esperança de que no meu centenário possa ver processos de contas que não sejam mais reprovados”, afirmou.
O coordenador geral da referida Escola, André Gustavo, destacou os projetos executados e as perspectivas para o futuro. “Foram mais de 500 ações educacionais em 10 anos, atendendo mais de 36 mil alunos”, ressaltou, abrindo espaço para o coordenador da escola da Assembleia Legislativa do Estado, José Bezerra Marinho, que destacou o trabalho da Rede de Escolas do Judiciario – Rejug, implantada este ano.
Logo após, o diretor do Instituto Plácido Castelo, do TCE/CE, Luis Eduardo Menezes, ministrou a palestra “Os Desafios das Escolas de Contas no Contexto Atual”, seguido pelo lançamento da Revista do TCE, apresentada pelo jornalista Eugênio Parcelle. A publicação dissemina artigos associados ao exercício do controle externo e dedica um caderno especial para temas da sociedade. Nesta edição, foi feita uma homenagem ao corde. O lançamento contou com apresentações das cordelistas Adélia Costa, Rosa Régis e Celia Bombom, além do cordelista Abaeté.
A programação foi encerrada com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, com abertura do novo espaço da biblioteca e da sala de produção de videoaulas. Esta última recebeu o nome do fotógrafo Jorge Filho, profissional que atuou vários anos no TCE, além da inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, a bibliotecária Michelle Rodrigues Dias anunciou que no próximo ano o TCE potiguar será sede da próxima edição do Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas.
O evento contou com a participação dos conselheiros Paulo Roberto Alves, Renato Costa Dias, Adélia Sales, do conselheiro substituto Marco Montenegro, dos conselheiros do TCE do Ceará, Ernesto Saboia e Soraia Thomaz, a vice-presidente da Femurn e prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida Nascimento, o presidente da Fecam-RN, Wolney França, entre outras autoridades.
Últimas Notícias