Atualizado em 24/10/2025

REJUG celebra dois anos com adesão de novas escolas e palestra da presidente da ENAP

A Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN) comemorou nesta sexta-feira (24) dois anos de atividades, em evento realizado no Centro de Operações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (COJE). A programação contou com a palestra “Inovação no Serviço Público”, ministrada por Betânia Peixoto Lemos, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), referência nacional em formação e desenvolvimento de servidores públicos.

Durante sua exposição, Betânia Lemos abordou as resistências que a inovação ainda enfrenta no setor público, historicamente marcado por estruturas burocráticas e processos rígidos. Ela destacou que inovar vai além da tecnologia e envolve repensar fluxos, rotinas e formas de atuação que aproximem o Estado do cidadão. “A inovação tem que ser baseada em estudos em todas as áreas. Foi assim que fizemos no Concurso Nacional Unificado (CNU), depois que concluímos um estudo do IPEA mostrando que, ao aplicar as provas em 228 cidades brasileiras, estávamos permitindo que candidatos do interior do país não ficassem a mais de 100 quilômetros de um dos locais de aplicação”, explicou.

A presidente da ENAP também falou sobre o Laboratório de Inovação criado na instituição, que tem como princípio central colocar o usuário do serviço público no centro das soluções. Betânia apresentou ainda o Programa Colabs, que abre editais e seleciona projetos voltados à inovação em diferentes órgãos do governo federal. A partir dele, surgiram novos laboratórios de inovação, e, com isso, foi criada uma plataforma para atrair a participação da sociedade, permitindo que cidadãos proponham soluções — tecnológicas ou não — para desafios públicos. “Na ENAP não se faz nada sozinho. Sempre buscamos colaboração, e a REJUG está de parabéns por esse trabalho em rede e essa preocupação com a inovação. A administração pública precisa inovar para entregar à população o mesmo nível de serviços que ela encontra no dia a dia no setor privado”, concluiu Betânia Lemos.

Novos membros

O evento também marcou a adesão de quatro novas instituições à REJUG-RN, ampliando a rede de cooperação e capacitação no Estado. Agora passam a integrar a Rede a Escola da Federação dos Municípios do RN (Femurn), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RN, a Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura do Natal e a Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura de Mossoró.

A REJUG-RN foi criada em 29 de maio de 2023, no âmbito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), durante a gestão da desembargadora Zeneide Bezerra, que idealizou a iniciativa enquanto diretora da instituição. Após sua aposentadoria, a magistrada passou a integrar o grupo como membra honorária.

Em sua fala, Zeneide Bezerra destacou o trabalho em rede como instrumento de fortalecimento do pensar coletivo e ressaltou o papel da educação como base de transformação social. “A educação é primordial para nos levar a um Brasil melhor, porque é a educação que pode nos conduzir a infinitos conhecimentos”, afirmou.

Segundo o coordenador da REJUG-RN, juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, também diretor da Escola Judicial da Justiça Federal no RN, o compromisso da Rede segue firme: consolidar a Rejug-RN como um espaço estratégico de troca de conhecimentos e boas práticas, garantindo que a qualificação dos servidores públicos esteja alinhada às necessidades do estado e da sociedade.

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), também esteve presente à celebração, representada por seu diretor, Walter Fonseca. Ele destacou o compromisso do TCE-RN com a qualificação continuada dos agentes públicos e com a promoção de uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e voltada ao cidadão.

Entre as instituições que integram a REJUG-RN estão:

• Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN)
• Escola da Magistratura do RN (ESMARN)
• Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira (ECPSLO/TCE-RN)
• Escola da Magistratura Federal do RN (ESMAFE)
• Escola Judiciária Eleitoral do RN (EJERN)
• Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRN (CEAF)
• Escola Judicial do TRT/RN (EJUD21)
• Escola de Governo do RN (EGRN)

Novas escolas que aderiram à REJUG-RN:

• Escola da Federação dos Municípios do RN (Femurn)
• Escola Superior de Advocacia da OAB/RN
• Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura do Natal
• Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura de Mossoró