De um total de 167 municípios, o Rio Grande do Norte apresenta cinco unidades da federação com maturidade na gestão da demanda por educação infantil avançada, sendo quatro em municípios de pequeno porte (Água Nova, Bom Jesus, Caiçara do Norte e Nísia Floresta) e somente um em município de grande porte (São Gonçalo do Amarante). Os dados constam do levantamento “Retrato da Educação Infantil no Brasil 2025”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil).
Na análise da maturidade na gestão da educação infantil, foi diagnosticado que 18 municípios encontram-se em nível básico, 101 em elementar e 43 em estágio inicial.
O documento apresenta uma fotografia da oferta de creche e pré-escola, dos mecanismos de gestão da demanda, do planejamento das redes e das formas de colaboração entre diferentes instituições, a partir da coleta de informações junto a 100% dos municípios brasileiros e o Distrito Federal. O levantamento, realizado entre 18 de agosto e 8 de outubro, contou com apoio técnico do Instituto Articule, além da mobilização das diversas instituições que compõem o Gaepe-Brasil, como é o caso do Gaepe/RN, para que todos os municípios respondessem.
No caso do Rio Grande do Norte, a pesquisa revela uma demanda de solicitações de 632 para vagas em creches. O levantamento aponta que 83,83% dos municípios potiguares realizam ações de conscientização do direito e da importância da educação infantil para zero a três anos, sendo que em 90 municípios são feitas visitas domiciliares por agentes públicos, em 102 fazem campanhas em escolas e 89 utilizam rádios e outras mídias. Foi apurado que 66,47% dos municípios identificam famílias com crianças que não estão matriculadas nem em filas de espera, entre outros dados.
Além do relatório, que pode ser acessado pelo link https://articule.org.br/wp-content/uploads/2025/12/Retrato-EI_09_12.pdf, a pesquisa possibilita o acesso a uma plataforma de dados em que são disponibilizados os resultados da pesquisa no âmbito nacional, por região e estados da federação, acessados a partir do seguinte endereço eletrônico: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYjFmNWU0NjItMTZiMS00MGE3LWEyNWUtMzUwNzYyZjk0MTg3IiwidCI6ImI4YzI1OTMyLTVlNzYtNGIyYi05YzUzLWQ0MTc0NWU5YzkyZCJ9.
Últimas Notícias