Atualizado em 18/10/2024

Projeto Sexta de Contas debate como inovar no serviço público

Cada vez mais novos conceitos e práticas vêm sendo incorporados ao serviço público, utilizando recursos que vão desde a inteligência artificial até a preocupação com a sustentabilidade ambiental, a chamada economia verde. Essas foram algumas das questões abordadas na 19ª edição do Sexta de Contas, que tratou do tema “Gestão Pública Inovadora: Possibilidades e Casos de Sucesso”, na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do TCE, com transmissão pelo canal https://www.youtube.com/c/TCERN_oficial. O projeto é uma realização da Ouvidoria em parceria com a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.

“Trata-se de um tema super atual e necessário neste momento”, relatou o presidente do TCE, Gilberto Jales, na abertura do evento. O conselheiro ouvidor, Carlos Thompson, destacou que a nova forma de gerenciamento do serviço público exige inovação (soluções com uso da tecnologia digital), colaboração (parcerias estratégicas) e foco no cidadão. “Tecnologia e colaboração se unem em prol de uma boa governança, com transparência fiscal e democracia”, acentuou. O diretor da Escola de Contas, conselheiro Renato Costa Dias, e o procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Carlos Roberto Galvão Barros, saudaram os presentes e ressaltaram a relevância das apresentações.

Foram realizadas três palestras por representantes do Sebrae, iniciando com a consultora Mary Adelle Freire Nogueira destacando a preocupação com os temas atendimento ao cidadão, educação, sustentabilidade e meio ambiente, saúde, segurança pública e mobilidade urbana como fundamentais quando se fala em inovação. “A capacitação dos servidores é o maior e melhor benefício que o gestor pode fazer”, ressaltou.

Em seguida, o consultor Thales Fernandes Rodrigues de Oliveira falou sobre as “Salas do Empreendedor no RN”, iniciativa presente em 163 municípios, orientando pequenos empresários nas suas demandas e, por fim, o consultor do Sebrae Nacional, Rafael Gonçalves de Castro, abordou a importância das parcerias municipais e o potencial das compras públicas para fomentar a inovação no setor público.

O projeto Sexta de Contas tem como proposta possibilitar a apresentação e o debate de temas de relevância para a sociedade, buscando disseminar conhecimentos significativos, inclusive estimulando o exercício do controle social.