Atualizado em 27/08/2024

Tribunal de Contas lança programa de Equidade, Diversidade e Cidadania

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Secretaria de Controle Externo (Secex), vai lançar o programa “Equidade, Diversidade e Cidadania”. A data, inicialmente marcada para 4 de setembro, precisou ser adiada para o dia 30 do mesmo mês, por incomatibilidade de agenda de participantes convidados.

A iniciativa busca oferecer um panorama dos principais debates contemporâneos sobre os marcadores de gênero, raça, sexualidade, bem como compreender os desafios enfrentados por pessoas com deficiências e os neurodivergentes.

As inscrições para o evento de lançamento podem ser feitas pelo link https://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0

O programa busca proporcionar conhecimento sobre as relações de gênero e sexualidade; disseminar conteúdo sobre o racismo e práticas antirracistas e habilitar servidores do TCE e órgãos jurisdicionados em métodos para a promoção de práticas inclusivas direcionadas a pessoas com deficiência e também os neurodivergentes no cotidiano de trabalho.

Direcionado aos servidores e entes sob jurisdição do Tribunal de Contas, o evento de abertura terá uma palestra ministrada pela Assistente Técnica de Controle Externo do TCE-RN, psicóloga e psicanalista Rocelly Dayane Teotonio da Cunha Souza. Na ocasião, haverá a participação da conselheira Suzana Azevedo, presidente do TCE de Sergipe, que coordena o Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon.

O programa resultará numa série de encontros a serem realizados nos próximos dois meses atendendo servidores, gestores, jurisdicionados e o público em geral. As capacitações serão realizadas, integralmente, na modalidade presencial, por meio de aulas expositivas dialogadas, desenvolvidas a partir de referenciais teórico-técnicos atinentes ao tema, com estímulo a uma efetiva participação dos alunos nas discussões acerca dos vários tópicos a serem abordados, notadamente com relação às situações verificadas no cotidiano da atividade controladora na Administração Pública municipal.