Atualizado em 08/08/2024

Conselheiro Gilberto Jales recebe título de cidadão apodiense

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), conselheiro Gilberto Jales, recebeu na manhã desta quinta-feira (8), em sessão solene da Câmara Municipal de Apodi, o título de cidadão apodiense. Ao todo 17 pessoas foram agraciadas com a homenagem do legislativo pelos relevantes serviços prestados em prol do município localizado na região Oeste do Estado.

“Pela gratidão e generosidade desta Casa, também passo a ser cidadão de Apodi. É muito gratificante para o ser humano receber o reconhecimento e a deferência da sociedade em que ele habita ou aonde ele atua. Com certeza no coração de cada uma das que foram homenageadas aqui palpita forte nesse momento a gratidão de Deus pelo fez, pela luta diária”, disse Jales em seu discurso.

Ele também falou sobre a ligação familiar com o município. “O que faz a Câmara de Apodi é um gesto de generosidade a cada um de nós, homenageados. Resgata a história da minha família materna. Sou filho de uma mulher apodiense que, se viva estivesse, teria hoje 95 anos de idade e sempre falava com muito amor da terra da sua infância.

Natural do município de Messias Targino, Gilberto Jales é geólogo com especialização em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, e tem mestrado em Irrigação e Drenagem. Na gestão pública, ocupou os cargos de Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Diretor Executivo da Gerência de Gestão Ambiental, ambos da prefeitura de Mossoró. Ocupou, ainda, as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária.

É presidente do TCE pela segunda vez, cargo que também exerceu no período de 2017 a 2018. Ainda ocupou a Corregedoria e presidência da Primeira e Segunda Câmara de Contas.