Atualizado em 13/03/2024

Conselheira do TCE recebe homenagem da Assembleia Legislativa em celebração ao Dia da Mulher

A conselheira Adélia Sales foi homenageada nesta terça-feira (12) pela Assembleia Legislativa do RN durante sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. Ela recebeu a homenagem das mãos do deputado estadual George Soares, parlamentar responsável pela indicação do seu nome.

Na oportunidade, foram homenageadas 22 mulheres que se destacam em suas respectivas atividades. O evento, proposição da Frente Parlamentar da Mulher da ALRN, foi realizado no plenário Clóvis Motta.

A tarde foi repleta de homenagens e reconhecimento do valor e da luta de grandes mulheres potiguares. A sessão solene contou com a presença de autoridades do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Câmara Municipal de Natal, Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Contas do RN e da Justiça Federal.

A presidente da Frente Parlamentar da Mulher, Divaneide Basílio (PT), falou sobre a origem da celebração. “Hoje esta sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher marca o compromisso e o reconhecimento desta Casa Legislativa na defesa das vidas e dos direitos de todas as mulheres. Essa data, que se iniciou em 1917 com o movimento de mulheres operárias por melhores condições de trabalho e de vida, segue até hoje como símbolo mundial de reivindicação por conquistas que possam transformar a sociedade em que vivemos”, disse Divaneide.

Divaneide Basílio ressaltou que, apesar de a atual Legislatura contar com a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa, a quantidade de deputadas ainda é pequena. “Nós 5 representamos apenas 20% da Casa Legislativa, ou seja, a cada 5 deputados, apenas uma é mulher. Então, a nossa luta também é por representatividade na Política”, complementou.

Em seguida, a deputada Cristiane Dantas (SDD) fez o lançamento oficial do “Manual das Boas Práticas Comportamentais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”.

Discursando em nome das homenageadas, a desembargadora Berenice Capuxú revelou que, pelo atual contexto mundial ainda não ser tão favorável às mulheres, quando ela começou a pensar sobre isso, achou que seu discurso poderia trazer muito pessimismo, então preferiu ir por outro caminho.

“Porque eu vejo que, mesmo com toda a legislação existente e vários direitos adquiridos, nós estamos estagnados há mais ou menos 20 anos. As leis são feitas, mas não são efetivadas, por vários motivos. E o que nós queremos não é a igualdade de mulher para homem, mas a igualdade entre seres humanos. E isso nós não temos. Quando eu fui ler e pesquisar para poder escrever, eu achei a estatística de que somente em 300 anos teremos igualdade entre os seres humanos. E me desanimei mais ainda”, desabafou.

Homenageadas:
ALDA LÊDA TORRES TAVEIRA
ANA ARCANJO RIBEIRO COSTA
ANA BEATRIZ MELO
ANA KATARINA XAVIER DANTAS FERNANDES
ANNA RUTH DANTAS DE SALES FERREIRA LIMA
BERENICE CAPUXÚ DE ARAÚJO ROQUE
BRISA BRACCHI
FÁTIMA MARIA COSTA SOARES DE LIMA
FRANCISCA FERREIRA FRANÇA (DONA CHIQUINHA)
JANAÍNA DE LIMA
JUSSARA SALLES DE SOUZA