Atualizado em 12/03/2024

Reportagens vencedoras do Prêmio IRB de Jornalismo estão disponíveis em hotsite específico do concurso

O Instituto Rui Barbosa disponibilizou para acesso público um hotsite específico com as reportagens premiadas no Prêmio IRB de Jornalismo, o primeiro realizado em 50 anos de história do Instituto. Com o tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”, o prêmio teve como objetivo fomentar a ampla divulgação, nos veículos de comunicação nacionais, do trabalho desenvolvido pelo IRB em parceria com as Cortes de Contas de todo o país no cenário das políticas públicas em benefício da sociedade.

Para o Conselheiro Edilberto Pontes, idealizador da ação, “este prêmio se caracteriza como mais uma demonstração do compromisso do Instituto Rui Barbosa de estímulo e apoio à imprensa brasileira na produção de informações e conteúdos que contribuem com o fortalecimento da democracia e o amplo debate das políticas públicas”.

Jornalistas de todo o país submeteram seus trabalhos de reportagem em três categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; e Webjornalismo. As primeiras colocações das categorias receberam premiação no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), acompanhado de certificado de participação, e os segundos colocados receberam premiação no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Os trabalhos foram analisados e avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelos Conselheiros Edson Ferrari, Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), representando as Cortes de Contas do Brasil; e Inaldo Araújo da Paixão, Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), como representante do IRB; além dos jornalistas Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Inês Aparecida, representando a Associação Cearense de Imprensa (ACI).

A solenidade de premiação do prêmio foi realizada no dia 1º de dezembro de 2023, durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE, integrando o calendário de ações comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.

Acesse o hotsite do prêmio e conheça as reportagens vencedoras: https://irbcontas.org.br/hotsites/premio-irb-de-jornalismo/.