Atualizado em 13/05/2022

Escola de Contas promove ciclo de formação para auditores de controle externo

Foto: Ana Clara

Atividade considerada essencial no âmbito do controle externo, exercido pelo Tribunal de Contas por força da Constituição, a função do auditor de controle externo assume cada vez mais relevância por ser este perfil profissional responsável pela realização do planejamento, das fiscalizações e instrução dos processos que tramitam nas organizações que atuam com a correta aplicação do recurso público e no combate à corrupção. Diante da dinâmica do exercício profissional torna-se imprescindível a realização de momentos que possibilite mais capacitação, atualização e troca de experiências entre os servidores que compõem esta categoria.

Com este objetivo, a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado, deu inicio nesta sexta-feira, 13/05, a um Ciclo de Formação de Auditor de Controle Externo (CFACEX), “atendendo a demandas de capacitação que vínhamos recebendo, buscando proporcionar momentos de aprendizagem e aprofundamento em torno de temas afetos à atuação profissional”, destacou a coordenadora geral da Escola de Contas, Marise Magaly, na abertura do evento.

O ciclo de formação foi aberto pelo presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas – ANTC, Ismar dos Santos Viana. Auditor de controle externo do Tribunal de Contas de Sergipe, entre as várias formações que possui, Ismar é especialista em combate à corrupção: prevenção e repressão aos desvios de recursos público. Atualmente é doutorando em Direito Administrativo, pela PUC-SP. É autor do livro “Fundamentos do processo de Controle Externo”.  No módulo de apresentação, falou sobre o desenvolvimento profissional e os desafios para o futuro.

Ainda na abertura, Marise Magaly destacou alguns pontos relevantes na formação, que acontecerá até 2023 e será desenvolvido por módulos, em formato híbrido, com encontros presenciais e virtuais, compondo uma carga horária prevista em 96 horas/aula. O Módulo I acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio, em formato presencial, ministrado pelo prof. Nelson Nei Granato Neto, abordando o tema “Normas Brasileiras de Auditoria aplicadas ao Setor Público (NBASP).

Os demais encontros abordarão os seguintes temas: módulo II - Normativos do TCE/RN e seus impactos na atividade de Controle Externo; módulo III – Tratamento jurídico das Representações e Denúncias; módulo IV – Ferramentas Eletrônicas e o seu uso na Atividade de Controle Externo; módulo V – Nova Lei de Licitações; módulo  VI – Contabilidade Aplicada ao Setor Público; módulo VII – Lei de Responsabilidade Fiscal; módulo VIII – Auditoria Governamental: Métodos para Coleta e Avaliação de Evidências e módulo IX – Auditoria Ágil com Framework Scrum.  A certificação acontecerá por participação em cada módulo.