Atualizado em 05/01/2021

Presidente do TCE participa de aula inaugural da 3ª turma de Residência em TI em parceria com a UFRN

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves, participa terça-feira (12/01), às 9h, da aula inaugural de instalação da terceira turma da Residência em Tecnologia da Informação, fruto de uma parceria entre o TCE e o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A aula inaugural será realizada em formato virtual, ainda como medida de prevenção à Covid-19. Além do presidente Paulo Roberto, que tomou posse no início de janeiro, também participa do evento o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e outros professores envolvidos com o programa. A terceira turma terá 15 alunos, sendo 14 vagas destinadas a residentes e uma para servidores do TCE.

A Residência em Tecnologia da Informação é uma pós-graduação lato sensu do IMD que junta prática e teoria, uma combinação de aulas teóricas e atuação direta dos estudantes nos órgãos parceiros, com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para suas demandas nessa área.

O curso dura 18 meses - a última turma formou 12 residentes e oito servidores do Tribunal de Contas. A parceria foi lançada em outubro de 2017. O programa de Residência em TI, além da formação e aperfeiçoamento profissional, tem como resultado o desenvolvimento de sistemas de inovação tecnológica para contribuir com a celeridade e qualificação do controle externo exercido pelo TCE, além de promover avanços em áreas consideradas estratégicas.

Um dos projetos resultantes do programa é o Sistema Legis, ferramenta especializada na coleta e divulgação de legislações correlatas ao TCE. Desenvolvido por residentes, em 2018, foi elaborado com o objetivo de proporcionar economia de tempo para que o TCE aprove os pedidos de benefícios relacionados à previdência tanto do Governo do Estado como dos municípios do Rio Grande do Norte. A partir de 2019, o sistema passou a funcionar em uma nova arquitetura, além de ampliar sua abrangência ao contemplar mais órgãos em sua base de dados.

PARCERIAS

O TCE tem um histórico de parceria com a UFRN na formação pedagógica. Em janeiro de 2014, durante a segunda gestão do conselheiro Paulo Roberto na Presidência, foi celebrada a formatura de 51 alunos – dos quais 31 servidores do quadro do Tribunal de Contas do Estado - no curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública, também fruto de parceria com a Universidade Federal.

Por meio da Escola de Contas, o curso foi iniciado em 29 de abril de 2011 e teve duração de dois anos e meio, representando na época um investimento de R$ 379 mil na formação de servidores de nível médio. Os conselheiros Paulo Roberto e Adélia Sales foram escolhidos patronos da turma.