Atualizado em 13/12/2024

Programa de sustentabilidade do TCE recebe Prêmio iNovaRN

A Coordenadoria de Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado foi premiada no 2º Prêmio iNovaRN, promovido pelo Laboratório de Inovação em Gestão Pública (iNovaRN). O Programa “Ser Sempre TCE” foi agraciado na categoria “Projetos com Resultados”, que reconhece iniciativas inovadoras com resultados comprovados. A média final, seguindo os critérios da premiação, ficou em 7,9.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, a coordenadora de Sustentabilidade, Marília da Cunha Lima, afirmou que a Corte de Contas tem se destacado por suas ações voltadas à redução de impactos ambientais e ao uso consciente dos recursos naturais em suas atividades cotidianas. “Esse prêmio incentiva e serve de inspiração para outras instituições adotarem práticas sustentáveis positivas, gerando um efeito multiplicador e promovendo, desta forma, uma transformação gradual”, disse. Os vencedores do 2º Prêmio iNovaRN foram anunciados durante o 17º Congresso de Gestão Pública do RN.

Premiado pelo iNovaRN, o Ser Sempre TCE implementou um sistema de coleta seletiva com três tipos de coletores instalados nas áreas comuns da Corte de Contas: azul para recicláveis, laranja para pilhas e baterias e cinza para resíduos não recicláveis. Também foi instalado um coletor maior para o descarte de eletroeletrônicos, disponível para equipamentos gerados pelo TCE e materiais trazidos por servidores e pela comunidade vizinha, que muitas vezes carecem de opções adequadas para esse tipo de resíduo.

Em cada setor, o número de lixeiras foi reduzido a duas por sala, identificadas por sacos coloridos: azul para recicláveis e preto para rejeitos orgânicos, acompanhados de quadros informativos sobre o descarte correto. O Programa mantém parcerias com a Cocamar, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Acri Soluções Ambientais para assegurar o descarte adequado de materiais recicláveis e eletrônicos.

O Laboratório de Inovação em Gestão Pública (iNovaRN) é uma iniciativa vinculada à Escola de Governo da Secretaria de Administração do RN. A iniciativa visa estimular a adoção de práticas inovadoras no setor público. O prêmio reconhece e incentiva projetos de inovação voltados para a solução criativa e eficiente de problemas públicos. As propostas podem abordar políticas públicas e enfrentar desafios contemporâneos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.