O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou, na manhã desta sexta-feira (6), o Portal do Controle Interno. A nova ferramenta visa fortalecer as unidades de controle interno dos municípios e demais jurisdicionados. O lançamento ocorreu durante o evento online “Perspectiva para os controles internos: Portal do Controle Interno e gestão de riscos na administração pública”, que contou com palestras do auditor interno da Petrobras e membro do conselho de administração do Instituto de Auditores Internos do Brasil, André Seidel, além dos auditores Evandro Franco e Eduardo Lima, do próprio TCE. O portal pode ser acessado através do seguinte link: https://pci.tce.rn.gov.br/#/.
“A gestão de riscos é essencial para garantir a entrega de políticas públicas com um maior nível de segurança. Este instrumento chega para fortalecer o controle externo”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na abertura do evento. Ele ressaltou que o fortalecimento dos controles internos tem sido uma prioridade do Tribunal de Contas. “Este é um momento histórico”, afirmou, enfatizando a necessidade de as gestões municipais capacitarem suas equipes e assegurarem a autonomia dessas unidades. O evento foi transmitido pelo canal do TCE no YouTube e contou com a participação de mais de 100 técnicos de diversos municípios e unidades jurisdicionadas do Estado.
Na primeira palestra, o coordenador de controle externo do TCE, Evandro Franco, destacou que o portal representa um salto significativo em qualidade e busca aproximar o Tribunal das unidades de controle interno. Segundo ele, o portal oferece normas, manuais, modelos e sistemas de apoio em um ambiente de fácil acesso. Entre os destaques, está o SIAI Gestão de Riscos, ferramenta que permite mapear e analisar riscos em projetos e ações, ajudando gestores a tomarem decisões mais assertivas.
André Seidel, especialista em auditoria e gestão de riscos, explicou que essa prática é inerente a diversas atividades e envolve identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações. O objetivo é garantir maior segurança no cumprimento das metas. Ele destacou que um sistema eficaz de controle interno deve ser baseado em premissas como ambiente de controle, análise de riscos, atividades de controle, comunicação e monitoramento. “A administração deve planejar, organizar e dirigir ações suficientes para proporcionar uma razoável certeza de que os objetivos e metas serão alcançados”, explicou.
Encerrando a programação, o auditor Eduardo Lima apresentou o histórico de construção do portal, uma iniciativa em desenvolvimento desde 2013 pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE. O projeto ganhou impulso com a auditoria do programa Governo Cidadão, executado pelo Governo do Estado com recursos do Banco Mundial. A aprovação do programa exigia a implementação de um sistema de gestão de riscos, o que serviu como base para o avanço do portal.
Últimas Notícias