Atualizado em 11/12/2020

Memorial oficializa referência histórica do imóvel onde funciona o Tribunal de Contas do Estado

Uma placa afixada no hall de entrada do Tribunal de Contas do Estado oficializa uma referência histórica daquele prédio: o local abrigou, durante a Segunda Guerra Mundial, a “Casa dos Ingleses”, como ficou conhecida a residência do General Robert LeGrow Walsh, comandante da Força Aérea do Exercito dos Estados Unidos, em missão que envolveu toda a região do Atlântico Sul. Naquela época, Natal era considerada lugar estratégico para as forças aliadas que lutaram contra o avanço do nazismo.

Instalada pela gestão do presidente Poti Júnior, sem cerimônia por causa da pandemia de Covid-19, a placa está aberta aos visitantes e remete a um passado onde o comandante Walsh podia ver a aproximação de navios na costa potiguar, ou mesmo observar a passagem dos aviões que abasteciam seus tanques na Base Aérea de Parnamirim e seguiam rumo à Grande Guerra. Foi um período de intensa movimentação na capital potiguar, com soldados americanos circulando pelos diversos espaços, transformando a configuração da cidade na época.

Em decorrência da importância deste momento histórico, O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte encampou uma luta para resgatar, preservar e valorizar o patrimônio histórico potiguar no que se refere à Segunda Guerra Mundial. Foram mapeados lugares como quartéis, hospitais, bares, clubes militares, companhias aéreas, hotéis, cabarés e residências de oficiais e do cônsul americano, entre outros espaços que remetem as raízes culturais, a memória de um povo.

A história foi resgatada graças à ação do Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, que acatou a solicitação de uma audiência extrajudicial feita pelo representante do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania – IAPHAC, Ricardo da Silva Tersuliano, por meio do Procurador da República e titular do 10º Oficio do Núcleo de Cidadania e Ambiental (NCA), Victor Manoel Mariz.

A primeira audiência ocorreu no dia 14 de março de 2019, num processo que vem sendo acompanhado em decorrência da situação de abandono do patrimônio em vista do potencial histórico, turístico e cultural que representa. No início de 2020, o presidente Poti Júnior recebeu a visita do procurador para iniciar as tratativas que resultaram na placa de homenagem.