Atualizado em 11/11/2019

Servidores do TCE apresentam artigos científicos em congresso internacional

Servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) participaram, nesta segunda-feira (11), em Foz do Iguaçu, do I Congresso Internacional de Tribunais de Contas, com a apresentação de três artigos científicos. O Congresso acontece até a próxima quinta-feira, 14 de novembro.

O analista de controle externo, André Gustavo Almeida e Silva, participou do evento com dois trabalhos: “A Relação Entre Transparência Pública e Gestão Fiscal nos Municípios Brasileiros”, produzido em parceria com a professora da UFRN, Raquel Menezes Bezerra Sampaio, e “Proposta de Implantação de um Modelo de Processo de Gestão e Desenvolvimento de Software no TCE/RN”. 

O consultor jurídico, Diego Diniz, apresentou o artigo “A Inaplicabilidade da Lei de Proteção de Dados no Âmbito dos Tribunais De Contas, Análise Constitucional, Ponderação de Princípios e Exceções À Regra”.

O  I Congresso Internacional de Tribunais de Contas vai reunir membros, procuradores e técnicos do Sistema Tribunais de Contas, além de instituições interessadas e envolvidas no Controle Externo da gestão pública, para discutir as Políticas Públicas e o Tribunal de Contas Contemporâneo. 

O CITC é organizado de forma inovadora e colaborativa, num processo de união entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon (XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil) o Instituto Rui Barbosa (IRB) (V Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas); o Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE P; a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

O evento conjunto permitirá o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, demonstrando, mais uma vez, que o sistema de contas está atento às novas técnicas administrativas, aos avanços tecnológicos e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público.