IDENTIDADE INSTITUCIONAL
A identidade institucional é a expressão que confere personalidade e traduz o que se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, em que missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado.

Esse trinômio responde às questões:

Exercer o controle externo, orientando e fiscalizando a gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Ser instituição de referência no controle externo, reconhecida pela sociedade como indispensável ao fortalecimento da cidadania.

As metas almejadas para o período devem ser buscadas com afinco, porém em sujeição aos valores escolhidos pelo TCE/RN. Os valores são vetores éticos de comportamento, indicando a direção geral em que os objetivos devem ser alcançados. Não interessa ao TCE/RN o mero preenchimento mecânico de finalidade preestabelecida, sem referências axiológicas, mas sim o desenvolvimento orgânico e valorativo de todo o organismo institucional, em harmonia com os seguintes princípios:
A conduta de suas ações deve buscar a verdade dos fatos, amparada na honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa.
O TCE/RN adotará procedimentos sistêmicos visando assegurar o cumprimento das decisões proferidas, instando as autoridades responsáveis a implementar medidas delas decorrentes, a fim de preservar o interesse público.
Atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público.
Pautar-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei. Com integridade, equidade, impessoalidade, imparcialidade e proporcionalidade.
O TCE/RN tornará publicas, na extensão permitida pela lei, todas as suas decisões e seus atos de gestão.