Atualizado em 18/08/2025

Gaepe aprova nota de pesar pelo falecimento do presidente do Conselho Estadual de Saúde

Design

O Gabinete de Articulação para a Efetivação da Política de Educação – Gaepe-RN aprovou hoje, durante sua 5ª Reunião Ordinária, uma nota de pesar pelo falecimento de Francisco Canindé dos Santos, ocorrido ontem em Natal. Canindé era presidente do Conselho Estadual de Saúde e participava do Gaepe como representante da Pastoral da Criança, ligada à Arquidiocese de Natal.

O conselheiro Gilberto Jales, que representa o TCE junto ao Gaepe, lamentou o ocorrido e lembrou da militância de Francisco Canindé na defesa das políticas públicas ligadas à infância. O conselheiro o citou como exemplo de dedicação e lembrou que Canindé teve um AVC quando participava de uma reunião da Comissão de Fiscalização e Finanças na Assembleia Legislativa em que era apresentado um relatório de gestão da secretaria de Saúde do Estado, tendo sido levado ao hospital Walfredo Gurgel, onde foi atendido, mas acabou falecendo na manhã de domingo (18).

“Canindé era uma espécie de símbolo do controle social sobre as políticas públicas, mesmo com problemas de saúde era um participante ativo de todos os movimentos e em todos os momentos na defesa dos interesses dos mais vulneráveis”, frisou.