Atualizado em 26/11/2019

Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz no dia 6 de dezembro

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregará, no próximo dia 06 de dezembro, a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. Serão 11 agraciados.

A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h30. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Poti Júnior. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro Tarcísio Costa e caberá à governadora Fátima Bezerra o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

Veja quem são os homenageados:

ELEIKA BEZERRA GUERREIRO
A vereadora eleika bezerra é mestre em Educação Pela Universidade Federal Do Ceará (UFC) e graduada em Pedagogia pela UFRN. Foi secretária adjunta de Educação E Desportos Do Estado Do Rio Grande Do Norte; diretora do Instituto De Formação De Professores Presidente Kennedy; Fundadora e presidente da cooperativa de professores da UFRN – COOPERN; secretária municipal de Educação De Natal; Membro do Conselho Municipal De Educação De Natal; e fundadora e diretora do Instituto De Desenvolvimento Da Educação (IDE). Exerce atualmente o seu segundo mandato na Câmara Municipal, presidindo a Frente Parlamentar em Defesa Da Educação Pública e a Frente Parlamentar em Defesa Do Livro e da Leitura.

GUSTAVO HENRIQUE LIMA DE CARVALHO
O deputado Gustavo Carvalho está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Potiguar, ele foi secretário de Esportes de Natal; diretor geral do DETRAN-RN; chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal e secretário de Infraestrutura do Estado. Em 2006, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, assumindo a presidência da Comissão De Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O deputado foi indicado líder do Governo na casa em  2008  pela governadora Wilma de Faria. Foi eleito primeiro vice - presidente da Assembleia Legislativa nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2016. Atuou ainda como chefe da Casa Civil do Estado entre 2008 e 2010.

JORGE IVAN CASCUDO RODRIGUES
Natural de Mossóro, Jorge Ivan Cascudo é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. É procurador aposentado da Prefeitura de Natal e professor aposentado da UFRN. Foi prefeito de Natal na década de 70 deixando como legado o primeiro plano diretor da cidade, um marco da expansão urbana do município, além de ter concluído a construção e inaugurado o Estádio Castelão, em 1972. Foi secretário de Justiça Do Estado, no Governo Tarcísio Maia; coordenador de programas sociais da Banorte Crédito Imobiliário e Secretário de Indústria e Comércio do Estado, no Governo Lavoisier Maia.

JOÃO BATISTA BORGES MONTENEGRO  ( IN MEMORIAM)
João Batista Borges Montenegro nasceu na cidade de Assú em 1924. Iniciou o curso superior de Agronomia Na Escola Agrícola De Areia, na Paraíba. Em 1950, exerceu o cargo de diretor do S.E.R.A.S. – Secretaria De Ação Social, no governo de José Augusto Varela. Foi eleito deputado estadual no período de 1951 a 1954. Durante o seu mandato, foi o responsável pela proposição da lei que resultou na criação do município de Afonso Bezerra. Na década de 60 foi eleito prefeito constitucional de Afonso Bezerra realizando obras importantes como o centro educacional do Município.

LIGA NORTE-RIO-GRANDENSE CONTRA O CÂNCER
A Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer é pioneira no combate à doença na região e reconhecida pelo ministério da saúde como centro de alta complexidade em oncologia. Fundada em 1949, a instituição sem fins lucrativos atende, prioritariamente, a pacientes do sistema único de saúde do Estado do Rio Grande do Norte, oferecendo todas as especialidades médicas e multidisciplinares, além de todos os tratamentos e equipamentos necessários à atenção oncológica. O maior desafio da Liga é unir acessibilidade a um atendimento de alto padrão. Atualmente são 1.578 funcionários, 350 médicos, 48 residentes e 260 voluntários empenhados em oferecer excelência em termos de atendimento.  A Liga Norte-Rio-grandense Contra o Câncer tem como objetivo ser o melhor centro de atenção, ensino e pesquisa em oncologia do Norte/Nordeste até 2025. 

MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ
Presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz é um dos líderes empresariais mais respeitados do Rio Grande do Norte. Ingressou no segmento do varejo farmacêutico em 1982 e foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos por diversas gestões, além de fundador e Diretor - Presidente da Unifarma, rede unificada de 300 farmácias nos Estado do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Atualmente é o primeiro Diretor Administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cnc); presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE - RN; presidente dos Conselhos Regionais e Membro dos Conselhos Nacionais de SESC e SENAC. Também ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, a ABCFARMA.

MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
A governadora Fátima Bezerra é professora e pedagoga.  Iniciou sua trajetória política ainda como estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Foi uma das fundadoras da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Do RN.
Elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Fátima exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010. Suas principais áreas de atuação foram a educação, a cultura, o desenvolvimento regional, os direitos da mulher e a cidadania LGBT.  Em 2011, Fátima Bezerra foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Atuou ativamente para a aprovação do novo Plano Nacional De Educaçã