Atualizado em 30/11/2023

TCE vai sediar próxima edição do Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas

A 11ª edição do Bibliocontas (Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas) será sediada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) em 2024. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (30) pelo presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa, conselheiro aposentado do TCE-MG, Sebastião Helvécio, durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado no Ceará.

O Bibliocontas consiste em uma rede de cooperação e intercâmbio dos profissionais da informação (bibliotecários, arquivistas, museólogos e áreas afins) atuantes em unidades de informação (bibliotecas, arquivos e centros de memórias) dos Tribunais de Contas e órgãos afins dos países de Língua Portuguesa e Mercosul.

"Agradeço ao Dr. Sebastião por aceitar esse desafio de convencer o nosso presidente a sediar esse importante evento", disse a bibliotecária do TCE, Michele Dias, que também coordena o Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do IRB.

Na ocasião, durante a reunião "Trajetória de 20 Anos do Bibliocontas: Desafios e Conquistas - Comitê de Gestão da Informação e do Conhecimento - IRB",  o presidente do TCE, Conselheiro Gilberto Jales, e o diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, conselheiro Tarcísio Costa, fizeram uma fala de agradecimento to ao IRB pela escolha. Também acompanharam a reunião a conselheira Adélia Sales e o conselheiro Paulo Roberto Alves.

O conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, diretor da Escola de Contas do TCE-BA, fez uma apresentação com a retrospectiva dos fóruns Bibliocontas e falou da importância da disseminação do conhecimento. "Conhecimento só tem função de verdade quando é compartilhado", disse.

LIVRO

Durante a reunião, Michele Dias também lançou o livro "Contribuições para a gestão do conhecimento para a Rede Bibliocontas: portfólio de ferramentas e práticas". Ela explicou como se deu a preparação e elaboração da publicação, fruto de sua dissertação de mestrado. "O que estamos fazendo aqui é compartilhar as nossas práticas para contribuir com o exercício dos Tribunais de Contas", afirmou.

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.