Atualizado em 30/04/2024

Secretaria de Controle Externo apresenta Plano de Fiscalização Anual

O Tribunal de Contas (TCE) reforçou o exercício do controle externo com a introdução da Inteligência Artificial, uma medida evidenciada durante a apresentação do Plano de Fiscalização Anual – 2024/2025, conduzida pela Secretaria de Controle Externo (Secex) nesta terça-feira (30/04). Durante a manhã, as diretorias da Secex revisaram o trabalho realizado até o momento e delinearam os desafios e ações para os próximos dois anos, com o objetivo de atender às demandas da sociedade e melhorar os serviços públicos, como destacou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales.

O conselheiro Gilberto Jales Jales ressaltou o aprimoramento dos planos de fiscalização, visando uma atuação mais contemporânea do controle externo para contribuir com a definição de políticas públicas mais eficazes e dar respostas mais satisfatórias aos cidadãos. Ele mencionou a iniciativa de "gameficação", um jogo que incentivou uma participação mais ativa no ambiente de trabalho, premiando equipes e servidores da Secex, buscando assim resultados mais eficazes. O diretor de controle externo, Cleyton Barbosa, enfatizou o objetivo de obter melhores resultados e anunciou a implementação em breve de novas ferramentas de tecnologia no controle exercido pelo TCE.

A auditora de controle externo da Secex, Márcia Soares Marques, conduziu a primeira parte do evento, apresentando a metodologia em vigor e premiando equipes com base em critérios predefinidos. Os setores da Secex também apresentaram os trabalhos realizados, os resultados alcançados e os desafios e metas para os próximos meses. O novo modelo inclui uma participação coletiva na construção do PFA, que começou com uma consulta aberta à população, recebendo 226 respostas. Questões como melhoria na saúde, pobreza, educação, corrupção e segurança foram levantadas.

O Planejamento do Plano de Fiscalização se baseia em indicadores, considerando as necessidades da população, a legislação em vigor, a experiência do controle externo do TCE e metas estabelecidas em documentos como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.