Atualizado em 14/09/2023

TCE recebe visita técnica para mostrar uso de tecnologia da informação no controle externo

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC/DF), Marcio Michel Alves de Oliveira, fez uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) para conhecer o uso que a Corte de Contas potiguar tem feito da tecnologia da informação para o aprimoramento do controle externo.

O presidente do TC/DF veio acompanhado de uma equipe formada pelo assessor da presidência, Salomão Gomes de Vasconcelos, e o diretor de Inteligência, André Fagundes Mendes. Eles foram recepcionados pelo presidente do TCE/RN, conselheiro Gilberto Jales, o conselheiro corregedor Paulo Roberto Alves e  o conselheiro substituto Antônio Ed. O foco da visita foram os projetos executados por meio da Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIEX). 

O secretário de Controle Externo, Cleyton Barbosa, juntamente com a consultora jurídica, Andréa Lima, e a equipe de auditores especialistas em Tecnologia da Informação mostraram aos visitantes os diversos sistemas que vêm sendo executados buscando o aprimoramento do trabalho do TCE. Entre as ações, citaram os sistemas usados pelo TCE para detectar  indícios de irregularidades em editais de licitações, detectar acumulação de vínculos públicos (folha de pagamento, servidores, despesas, fornecedores), fazer registro de bens de agentes públicos, desenvolvem o sistema de banco de preços, informações importantes no exercício do controle externo e combate à corrupção.