Atualizado em 14/03/2024

Conselheira Maria Adélia Sales é homenageada em sua última sessão no Tribunal de Contas

A conselheira Maria Adélia Sales foi homenageada, nesta quinta-feira (14), em sua última sessão no Tribunal de Contas do Estado. Adélia Sales completará 75 anos no próximo dia 22 e terá aposentadoria compulsória, após 42 anos dedicados à Corte de Contas. Durante a sessão, os membros e os servidores renderam homenagens e relembraram as contribuições da conselheira para o controle externo.

Com o plenário lotado, e a presença de familiares, conselheiros aposentados, procuradores do Ministério Público de Contas e servidores dos mais diversos setores do TCE/RN, foi veiculado um vídeo, que recordou a trajetória da conselheira na vida pública e no controle externo. Maria Adélia Sales foi nomeada auditora do Tribunal de Contas em 1983 e conselheira no dia 26 de dezembro de 2006.

Durante a solenidade, o conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes exaltou a capacidade de diálogo e o senso de Justiça de Adélia Sales. “Adélia é um elo, consegue aglutinar um plenário, que, como todo colegiado, é heterogêneo. Ela tem uma verve política, no sentido puro da palavra, no sentido de agregar, de somar, de fazer o bem comum. Como julgadora, transitou, de forma exemplar, como uma magistrada, equilibrada, sempre humana e atenta às vozes dos necessitados", afirmou.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, leu durante a cerimônia diversas mensagens enviadas por inúmeros membros das Cortes de Contas de todo o País. “Esse Tribunal de Contas e o Sistema de Controle Externo têm um dever de gratidão com a conselheira Maria Adélia, pela sua devoção ao labor de conselheira e o equilíbrio sempre necessário e presente. Corajosa na tomada de decisões”, exaltou.

A filha da conselheira Adélia, Melissa Sales, discursou, representando a família. “Minha mãe dedicou 42 anos a essa Casa. Ela sempre demonstrou uma ética incansável em seu trabalho. Não apenas cumpriu o seu trabalho, mas deixou uma marca na vida das pessoas. Aprendi a admirar essa postura de seriedade e respeito ao trabalho”, disse.

O conselheiro Paulo Roberto Alves, que exerce atualmente o cargo de corregedor, destacou o estoque de processos do gabinete da conselheira, como forma de ressaltar a eficiência do seu trabalho. “Isso é uma prova da eficiência e também da eficiência da sua assessoria”, afirmou. O conselheiro Tarcísio Costa rememorou a convivência com a conselheira Maria Adélia Sales e destacou a saudade que ela irá deixar no plenário.

O conselheiro Poti Júnior falou sobre a amizade desenvolvida durante o período em que esteve na presidência da Corte de Contas, com Adélia Sales sendo vice. “Tive de Vossa Excelência apoio irrestrito nas medidas necessárias. Serei eternamente grato pela solidariedade recebida”, disse. O conselheiro substituto Antonio Ed Souza Santana agradeceu ao acolhimento que recebeu durante a sua chegada ao Tribunal de Contas do RN.

A conselheira Maria Adélia Sales agradeceu a todos os servidores, membros e aos demais presentes. “Preciso agradecer a Deus a oportunidade que Ele me deu de estar nessa instituição. E ao carinho de todos que me proporcionaram uma convivência harmoniosa”, agradeceu. Ao fim, o conselheiro Tarcísio Costa, decano do colegiado, entregou uma placa a Adélia Sales e foi realizada a retirada simbólica da toga utilizada no plenário do Tribunal de Contas.