Atualizado em 23/09/2021

Tribunal de Contas inicia implantação do planejamento estratégico na Secretaria Estadual de Tributação

A equipe da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) do Tribunal de Contas do Estado conclui nesta sexta-feira, 24, a primeira fase da implantação do Planejamento Estratégico da Secretaria de Tributação do Estado, fruto de um acordo de cooperação assinado entre as duas instituições públicas. Segundo o coordenador da APG, Gláucio Torquato, que promove a capacitação junto com o auditor de Controle Externo Ricardo Villaça, o desenvolvimento desta ação deverá acontecer ainda até julho de 2022 e englobará três etapas distintas, mas que se cruzam ao longo do processo. Além do Planejamento Estratégico em si, constará também dos planejamentos tático e operacional. 

A colaboração na construção do Planejamento Estratégico na Secretaria de Tributação foi autorizada pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, com objetivo de contribuir no aprimoramento dos serviços realizados na referida pasta, uma das mais importantes no contexto da gestão pública, pois trabalha com arrecadação, fundamental para a execução das políticas públicas, como educação, saúde, segurança e outras. Participam da construção do Planejamento Estratégico 45 auditores e servidores da Secretaria de Tributação, em encontros que estão sendo realizados na sede da Escola do Governo, no Centro Administrativo.

De acordo com Gláucio Torquato, nesta primeira fase dos trabalhos está sendo elaborado o Planejamento Estratégico em si, com discussão e definição dos objetivos estratégicos para um definido mais longo, algo em torno de 6 a 10 anos. Consta da missão constitucional da organização, alinhado aos objetivos e metas a serem alcançados no referido período. Logo após será feito o Planejamento Tático, com a definição do plano de diretrizes para alcançar os objetivos definidos ao longo de um ano, e que deve ser priorizado pelo Secretário da pasta. Por fim, será feito o Planejamento Operacional, que consta das ações/ projetos desenvolvidos  por todos os setores, tendo por base o planejamento estratégico e tático, aponta o inicio e fim de cada ação, o servidor responsável, prazos e metas a serem alcançadas. Tudo passa a ser devidamente monitorado.