Atualizado em 29/11/2017

Tribunal de Contas recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos seus 60 anos

Jorge Filho

"Fazer mais, com menos". Este é um dos principais desafios enfrentados pelo Tribunal de Contas, segundo relatou o presidente, conselheiro Gilberto Jales, na sessão solene realizada pela Assembleia  Legislativa em homenagem aos 60 anos de atuação da corte no Rio Grande do Norte.

A solenidade, proposta pelo deputado George Soares, constou de discursos e entrega de placas homenageando personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da instituição. A cerimônia foi iniciada com George Soares destacando um pouco da trajetória do TCE, órgão criado pelo governador Dinarte Mariz em 20 de novembro de 1957. "O TCE é um sessentão brioso, honrado e digno, que vem exercendo com correição, objetividade e pertinência o seu papel", ressaltou.

E foi neste aspecto que o conselheiro  Gilberto Jales ancorou o seu discurso, lembrando sobretudo das mudanças que vem ocorrendo no TCE, sobretudo depois da aprovação da Lei Orgânica e do Regimento Interno, o que resultou na criação da Secretaria de Controle Externo e definição de normas para acompanhamento das contas do governo, contas de gestão, atuação concomitante, fiscalizações especiais , atuação em atos de pessoal e outros. Passou-se a trabalhar tendo como critérios  o tripé: risco, materialidade e relevância, apresentando-se, a partir desta metodologia, vários resultados significativos.

Ressalte-se: tudo feito com uma equipe enxuta e com um orçamento que é o menor do país. "Agora, nossa obrigação é de construir o Tribunal para os próximos 60 anos", disse, destacando o comprometimento e o esforço de todos para apresentar cada vez mais resultados, colaborando assim para uma gestão pública mais eficaz e eficiente, com  o monitoramento da execução orçamentária  gerando melhores políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança e outros de interesse de  toda a sociedade.

Mas a construção do futuro teve uma base, e foi para estas personalidades que foi entregue placas comemorativas, como uma forma de agradecimento ao trabalho realizado. O deputado George Soares entregou uma placa ao presidente Gilberto Jales em homenagem ao TCE, e logo em seguida os deputados presentes na sessão fizeram a entrega aos ex-conselheiros Alcimar Torquato, Antônio Câmara, Getúlio Nóbrega, Haroldo Bezerra, Valério Mesquita e Manoel de Medeiros Brito. Também foram homenageados os auditores Aécio Emerenciano e Cláudio Emerenciano, o procurador Francisco de Assis Dantas Barreto (In Memoriam) e, representando os servidores,  Maria Albanizia da Silva Carvalho.

A solenidade foi encerrada com  o ex-conselheiro Manoel de Medeiros Brito agradecendo, em nome de todos os homenageados, pela comenda recebida, relembrando os passos iniciais de uma instituição que, a cada ano que passa, se faz mais forte.