Atualizado em 25/10/2023

Servidores dos Tribunais de Contas debatem uso da Inteligência artificial na área de Atos de Pessoal

Foi realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, com transmissão simultânea pelo canal do Instituto Rui Barbosa (IRB), no YouTube, o seminário “Otimização da apreciação de Atos de Pessoal por meio da Inteligência Artificial”, destinado aos Auditores, Analistas e Técnicos de Controle Externo das Cortes de Contas de todo o país que atuam na área de fiscalização de Atos de Pessoal e, também, àqueles que exercem atividades com esse foco na área da Tecnologia da Informação (T.I).

O seminário contou com aulas ministradas por Auditores Federais de Controle Externo do TCU, com foco na contínua qualificação do processo de fiscalização, a partir da adoção de ações integradas como o uso de novas tecnologias.

“É muito relevante esse evento sobre o uso da inteligência artificial nos atos de pessoal. Essa área é uma atribuição constitucional dos Tribunais de Contas, e possui uma importância muito grande pelo volume financeiro, pela simbologia, pela sustentabilidade do regime previdenciário, pelo atendimento do princípio republicano; uma área central para os Tribunais de Contas e demanda muitas pessoas trabalhando, uma força de trabalho muito grande. Logo, para conseguirmos otimizar isso, é importante o uso da inteligência artificial”. A declaração foi proferida pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), durante a abertura do seminário.

Edilberto Pontes ressaltou, ainda, a importância de o Controle Externo brasileiro atuar em total sinergia com os avanços tecnológicos e as mudanças do mundo contemporâneo. “Tenho certeza que as pessoas vão aprender muito aqui, irão compartilhar muitos conhecimentos, pois essa é uma área que está avançando muito. Então, nesse sentido, a inteligência artificial pode nos ajudar aumentando a produtividade da nossa força de trabalho, que hoje é tão reduzida para tantos problemas”, finalizou.

Representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Conselheiro André Clemente Lara de Oliveira, destacou os benefícios da temática abordada no seminário. “A importância do tema, não é só pela dimensão das despesas de pessoal; mas, como a aplicação da inteligência artificial vai otimizar a mão de obra disponíveis nos Tribunais de Contas, melhorando a qualidade das fiscalizações, permitindo uma entrega mais concomitante para sociedade e a economia dos recursos públicos”, pontuou.

Para o Secretário da SECEX Estado, do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Souza Castello Branco, o evento é uma oportunidade de congregar as diversas experiências vivenciada pelas Cortes de Contas em todo o território nacional. “O sucesso deste evento está nessa congregação daqueles que atuam na área de pessoal, trazendo para junto todas as unidades que lidam com o Controle Externo nos estados e municípios brasileiros”, declarou.

“Nós iremos trabalhar nestes dois dias de curso os Atos de Pessoal e o uso da inteligência artificial, num intercâmbio de conhecimentos e de forma colaborativa, atuando em conjunto com os representantes dos Tribunais de Contas de todo o país e as Entidades parceiras”, declarou a representante da Rede Integrar de Políticas Públicas Descentralizadas e Assessora da SECEX Consenso do TCU, Renata Silveira Carvalho.

O seminário “Otimização da apreciação de Atos de Pessoal por meio da Inteligência Artificial” é promovido conjuntamente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Rede Integrar. Com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Com informações do IRB.