Atualizado em 26/07/2023

Tribunal de Contas realiza curso de controle interno para servidores dos município potiguares

“Cada vez mais o controle interno ganha importância. Estes instrumentos precisam de incentivo, de capacitação. O Tribunal de Contas vem trabalhando neste sentido”, assinalou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Jales, falando para um auditório lotado de representantes de prefeituras e câmaras municipais inscritos no curso “Perspectivas para o Controle Interno – Um Olhar Imersivo”, iniciado na tarde desta quarta-feira (26).

A capacitação tem como proposta dar condições aos servidores públicos de oferecer melhores entregas para a administração pública e, com isso, possibilitar uma melhor prestação de serviços para a sociedade.

Realizada em três módulos, a capacitação foi iniciada com a apresentação do conselheiro substituto Antonio Ed de Souza Santana, abordando o tema “Autoavaliação dos Controles Internos”, em que discutiu desde o ambiente e atividades inerentes ao controle até avaliação de riscos, informação e comunicação e monitoramento, tendo como referência a Resolução 018/2022-TCE e o modelo COSO - Gerenciamento de Riscos Corporativos, uma plataforma da Controladoria Geral da União. O módulo foi encerrado com discussão focando “A autoavaliação do Sistema de Controle Interno considerando os componentes essenciais”.

Na quinta-feira (27) pela manhã, será apresentado o tema “Auditoria interna considerando as normas nacionais e internacionais”, a cargo do superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio Grande do Norte, Rogério Vieira dos Reis, da auditora federal de finanças e controle da CGU, Rachel Urbano Ribeiro e da analista de finanças e controle da CGU, Adriana Oliveira Ferreira. No período da tarde, o auditor de controle externo do TCE, Evandro Nunes Franco, abordara a questão da “Tomada de contas na ótica da Resolução nº 025/2022-TCE”.

Devido a alta demanda pelo curso, o coordenador da Escola de Contas, André Gustavo, informou que será formada uma nova turma para apresentação deste mesmo conteúdo, capacitação prevista para ser realizada no mês de setembro