Atualizado em 22/05/2023

Tribunal de Contas realiza ação para estimular a doação de sangue e a prática esportiva

Dentro da programação do “Maio Vermelho”, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da doação de sangue, o Tribunal de Contas do Estado abriu suas portas, nesta sexta-feira, para uma apresentação do Hemonorte, buscando atrair mais doadores para este tipo de ação voluntaria, ao mesmo tempo em que iniciou o projeto “Movimente-se”, que tem como meta estimular a prática de atividade física como fundamental para a melhoria da saúde e, conseqüentemente, da qualidade de vida. 

“Qualquer um de nós pode vir a precisar de sangue. É como uma corrente. Ao mesmo tempo que precisamos cuidar da nossa saúde, podemos ajudar no cuidado da saúde do outro”, discursou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na ocasião. Segundo a diretora do departamento de apoio técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, uma doação pode salvar até quatro vidas, mas o estoque de sangue está em estágio crítico. Diariamente, informou, é utilizada uma média de mil bolsas, no entanto contam atualmente com apenas 450, o que não atende a demanda dos hospitais. 

Neste aspecto, a retomada da parceria com o Tribunal de Contas, assim como ocorre em outras instituições, é de fundamental importância. “Qualquer pessoa, entre 16 e 69 anos de idade, que esteja saudável e pese no mínimo 50 kg pode ser um doador. Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade”, enfatizou. As doações podem ser feitas na sede do Hemonorte, localizada na avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro de Tirol.

Aproveitando o momento, a Comissão de Esporte do TCE, representados pelos servidores Patrícia Amorim e Claúdio Formiga, deram inicio ao projeto “Movimente-se - esporte e saúde caminham juntos”, uma iniciativa do Setor de Gestão de Pessoas que, em parceria com o setor de Saúde e Bem Estar, vai desenvolver ações estimulando a prática de atividades físicas de forma rotineira, associando a melhoria de saúde dos servidores. 

Na ocasião, também divulgaram a abertura das inscrições das Olimpíadas dos Tribunais de Contas – OTC, que este ano vai acontecer de 8 a 15 de outubro em Cuiabá, um evento que além das competições esportivas, proporciona também um momento de confraternização entre servidores dos Tribunais de Contas de todo o País. “A melhor medalha que podemos ganhar é a saúde”, sintetizou o presidente, Gilberto Jales, dando por encerrada a programação.