Atualizado em 26/04/2023

Secretário de Controle Externo do TCE capacita servidores do Tribunal de Contas do Paraná

O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Cleyton Marcelo Medeiros Barbosa, abriu nesta terça-feira (25/04) o segundo módulo do Programa de Formação Continuada de Auditoria do Tribunal de Contas do Paraná, evento promovido pela Escola de Gestão Pública daquela Corte de Contas, com objetivo aprimorar o corpo técnico do TCE-PR.

Barbosa ministrou a palestra Planejamento e Auditoria: Tendências e Desafios, no auditório do TCE-PR, onde serão realizadas, até a sexta-feira (28), as palestras do evento. Serão realizadas as dinâmicas de discussão sobre o planejamento de auditorias.

Na palestra, Barbosa evidenciou uma das fases mais importantes pela qual todo auditor passa quando vai realizar uma fiscalização: o planejamento. Na ocasião, foram discutidos referenciais no planejamento de auditoria, tendo como parâmetro os sistemas utilizados para as fiscalizações realizadas nos TCEs do Rio Grande do Norte e de Goiás.

Além disso, o secretário do TCE-RN levantou reflexões sobre o papel da auditoria no setor público, que é caracterizado como essencial, pois fornece aos órgãos legislativos, aos responsáveis pela governança e ao cidadão informações e avaliações independentes e objetivas sobre a gestão e o desempenho de políticas, programas e operações governamentais. 

Com informações da Diretoria de Comunicação do TCE-PR