Atualizado em 19/04/2023

TCE, UFRN e Fecam formalizam parceria para uso da inteligência artificial em câmaras municipais

Fernando Souza

O Tribunal de Contas do Estado, a UFRN e a Federação das Câmaras Municipais formalizaram, nesta quarta (19), a adesão ao convênio para compartilhamento do robô Kairós, tecnologia desenvolvida para a otimização do trabalho das ouvidorias. A partir de agora, as câmaras municipais também poderão utilizar a ferramenta que conseguiu, no âmbito do TCE, diminuir o tempo para resposta às demandas da Ouvidoria. A assinatura aconteceu no evento “Inteligência Artificial aplicada às ouvidorias dos municípios do RN”.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Jales, os resultados do Kairós são fruto da parceria entra as instituições. “O legado do Kairós pode ser sintetizado numa palavra: parceria; trazendo resultados importantes, acelerando processos, possibilitando economia de recursos atendendo com eficiência as demandas da população”, relatou o presidente. 

De forma mais imediata, com o uso da tecnologia o tempo de respostas das demandas solicitadas à ouvidoria do TCE foram reduzidas de em torno de 40 dias para uma média de 2,76 dias. “Essa parceria é um case de sucesso e foi selecionado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas - Atricon para ser apresentado no laboratório de boas práticas para todos os TCs do país”, destacou. 

Na abertura do evento, o presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, Ivanildo dos Santos Costa, elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas em disseminar a tecnologia para os municípios. “Vamos nos adequar, adquirir mais experiência e avançar nos processos de transparência e agilidade. Trata-se de mais evolução para as prefeituras e câmaras municipais”, disse, lembrando e agradecendo ao conselheiro Tarcísio Costa, responsável pela intermediação da parceria do TCE com a UFRN. O acesso ao Kairós não implica em custos.

Diretor-geral do Instituto Metrópole Digital, da UFRN, o professor José Ivonildo Rego ressaltou a importância do conjunto de parcerias que o TCE mantém com a UFRN, agregando competências e esforços em prol do desenvolvimento de pesquisas que impliquem em melhorias das políticas públicas. “Estamos num mundo digital, qualquer instituição, pública ou privada, não pode preceder da Tecnologia da Informação. O desenvolvimento de tecnologia possibilita grandes benefícios e o pleno cumprimento da missão institucional”, disse. 

Em seguida, foram realizadas três palestras relacionadas ao encontro das ouvidorias com a tecnologia. Na primeira, a coordenadora técnica da Ouvidoria de Contas do TCE, Ana Eleonora, fez um passeio histórico pelo desenvolvimento da idéia de ouvidoria até a atualidade, enfatizando o avanço que vem ocorrendo, o que pode ser demonstrado inclusive pelos indicadores. Em 2019, registraram 42 prefeituras com ouvidorias ou algum tipo de canal de comunicação, agora em 2023 o número aumentou para 145.  No caso das Câmaras Municipais, em 2019 eram 16, hoje são 122. “Os números são animadores”, disse. 

Responsável pelo Kairós, o corregedor da UFRN, Elias Jacob, ensinou que tudo começa com uma ideia. “Existe uma forma de pegar dados e transformar em conhecimento, buscando resultados, atendendo as demandas da população”. O diretor de informática do TCE, Vinicius Toscano, mostrou como foi a Implantação do Kairós no Tribunal e as funcionalidades adquiridas. “É uma ferramenta que dá uma  grande assistência a ouvidoria”, destacou.

Confira no link abaixo a cobertura fotográfica inteira: https://flic.kr/s/aHBqjAAsTt