Atualizado em 13/04/2023

TCE e UFRN capacitam municípios para uso de inteligência artificial

A experiência exitosa do Tribunal de Contas do Estado, com a implantação do robô Kairós para agilizar o atendimento de demandas na Ouvidoria, agora será levada aos municípios do Rio Grande do Norte. No dia 19 de abril, a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira promove o evento “Inteligência Artificial Aplicada às Ouvidorias dos Municípios do RN”, com objetivo de ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre o uso de ferramenta eletrônica pioneira entre os Tribunais de Contas do Brasil.

As inscrições estão abertas neste link: http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0

A capacitação será realizada das 9h às 12h, no auditório do TCE, e tem como público-alvo prefeitos, presidentes de Câmaras, ouvidores, assessores dos municípios do Rio Grande do Norte, servidores da casa e sociedade em geral. Na ocasião, haverá assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o TCE, a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam/RN). Com o acordo, o TCE vai auxiliar o processo de implantação do robô Kairós, de autoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas Ouvidorias das Prefeituras e Câmaras interessadas. Para tanto, os órgãos interessados deverão, primeiramente, celebrar um contrato de cessão de uso do robô Kairós diretamente com a UFRN.

Também serão apresentadas três palestras durante o evento: Desmistificando o papel das Ouvidorias Públicas, pela coordenadora técnica da Ouvidoria do TCE, Ana Eleonora; Inteligência Artificial e Inovação no Serviço Público, ministrada pelo professor Elias Jacob de Menezes Neto, corregedor da UFRN; e Case de sucesso: A implantação da ferramenta Kairós na Ouvidoria do TCE/RN, pelo diretor de Informática do TCE, Vinícius José Miranda Toscano de Brito Filho.

Com o Kairós, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado conseguiu reduzir o tempo médio de atendimento das suas demandas já no primeiro mês. A média de cinco dias e caiu para 2,76 dias. O uso de inteligência artificial, com a implantação do robô Kairós, é uma tecnologia desenvolvida pela UFRN e disponibilizada gratuitamente para uso do TCE.

Confira a programação:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA ÀS OUVIDORIAS DOS MUNICÍPIOS DO RN

Data:19 de abril de 2023.

Horário: 9h às 12h.

Local:Tribunal de Contas do Estado – TCE/RN.

Modalidade: Presencial

Objetivo: Ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre o uso de ferramenta de Inteligência Artificial (robô Kairós) para agilizar o atendimento e aperfeiçoar as rotinas nas Ouvidorias.

Público-alvo: Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Ouvidores e Assessores dos municípios do Rio Grande do Norte.

Momentos

Expositores/Responsáveis

8h30min

Credenciamento