Atualizado em 14/04/2023

Programa de capacitação e ações de tecnologia de informação são definidos para a gestão

Ao longo de 2023 a Escola do Tribunal de Contas do Estado pretende realizar 54 ações de formação e capacitação, atendendo servidores, jurisdicionados e a população em geral, perfazendo um total de 713 horas. Já o Setor de Informática vai atuar desenvolvendo tecnologia em áreas relacionadas à Intranet, melhoria da comunicação interna e externa e prontuário eletrônico. Estas foram algumas das iniciativas a serem executadas, apresentadas pelos dirigentes dos dois setores, em reunião realizada nesta sexta-feira (14) pela manhã. “Seguindo a linha do Plano Diretor, cada um desses setores está mostrando o trabalho que vai ser realizado e a interação com os demais órgãos do TCE”, relatou o presidente da Corte, conselheiro Gilberto Jales.

A reunião foi aberta pelo coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão, Ricardo Villaça, lembrando que este momento foi mais uma etapa do processo de construção do Planejamento Estratégico institucional, mostrando o que foi desenhado para o atendimento das demandas surgidas durante a discussão das atividades e metas que serão executadas. “A ausência de um planejamento estratégico traz muitas dificuldades para as instituições”, enfatizou Gilberto Jales, reforçando a importância da reunião, lembrando que a interação não só dos setores do TCE, mas também a parceria com organizações como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Instituto Rui Barbosa (IRB) e universidades, fazem muita diferença na gestão.

Logo após a abertura da reunião, o diretor de Informática, Vinicius Toscano, apresentou as diretrizes traçadas no PDTI (Plano Diretor de tecnologia da Informação) para o período de 2023/2042, destacando que as ações foram elencadas tendo como matrizes a importância e urgência do projeto, de forma a cumprirem as metas estabelecidas. Em seguida, o diretor da Escola de Contas, André Gustavo Almeida, apresentou o Plano Anual de Capacitação PAC) para 2023, nos formatos presencial e on-line, “esta última uma modalidade que veio para ficar”. Entre as atividades previstas encontram-se a modernização da biblioteca; realização de media trainning; Congresso internacional dos TCs – 50 anos do IRB; capacitações sobre a nova Lei de Licitações, Lei Geral de proteção de Dados, Inteligência Artificial; continuação da formação do auditor de controle externo, retomada da Sexta de Contas e dos encontros regionais em Natal, Martins, Mossoró e Caicó.

Confira a cobertura fotográfica do evento neste linkhttps://flic.kr/s/aHBqjAAn3x