Atualizado em 10/04/2023

Tribunal de Contas apresenta projetos da Ouvidoria a conselheiro e técnicos do Amapá

O uso da inteligência artificial pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vem se transformando em exemplo para outras Cortes de Contas do País. Nesta segunda (10), o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, e o conselheiro Paulo Roberto Alves recepcionaram um grupo do Tribunal de Contas do Amapá, integrado pelo conselheiro ouvidor Reginaldo Parnow Ennes, a chefe da ouvidoria, Lana Rodrigues e o diretor de tecnologia da Informação, Marcos Santana. Eles vieram conhecer como está sendo a experiência potiguar com o robô Kairós.

A metodologia, que vem sendo aplicada pelo TCE/RN desde a gestão do conselheiro Tarcísio Costa na Ouvidoria, foi apresentada em detalhes pela coordenadora técnica da Ouvidoria, Ana Eleonora de Carvalho Freire, e pelo diretor de Informática, Vinicius Toscano. O uso da ferramenta Kairós tem sido responsável por dar agilidade e aperfeiçoar os serviços executados pela Ouvidoria, aprimorando o trabalho que até bem pouco tempo era somente manual. A utilização da inteligência artificial conseguiu reduzir o tempo médio de atendimento pela metade.

A coordenadora explicou, a partir do espaço da Ouvidoria no site do TCE, como o trabalho é executado, as rotinas e procedimentos do setor; os fluxos processuais; o manual de procedimentos internos; a carta de serviços tanto do TCE como da Ouvidoria e os projetos executados, como o Sexta de Contas, com palestras focando temas atuais e instigantes; Nossas Cidades, que apresenta o índice de efetividade da transparência municipal e a retomada do Rotas para Ouvir, que busca o fortalecimento das ouvidorias nas prefeituras e câmaras municipais.

O kairós, por sua vez, acompanha toda a tramitação processual, inclusive com a delimitação de prazos para que as respostas das questões sejam devidamente respondidas, atendendo assim o princípio básico da ouvidoria, que é receber as demandas dos cidadãos e agilizar a solução de suas solicitações.

Disponibilizado de forma gratuita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, o Kairós é um sistema que utiliza a inteligência artificial atrelada ao gerenciamento de processos com a finalidade de qualificar ainda mais o serviço realizado no âmbito da Ouvidoria de Contas, promovendo a melhoria significativa e contínua de seus indicadores, além de valorizar o trabalho essencialmente humano da equipe que realiza o tratamento das demandas. O sistema pode ser replicado para outras instituições, através da viabilização de parcerias com a UFRN.