Atualizado em 31/03/2023

Presidentes dos Tribunais de Contas potiguar e do DF acertam cooperação técnica entre as instituições

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito federal (TCDF), conselheiro Márcio Michel, recebeu na tarde desta quinta-feira, 30 de março, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), Gilberto Jales. No encontro, realizado na sede do TCDF, foram tratados assuntos institucionais, dentre eles a renovação do acordo de cooperação técnica de cessão do e-TCDF ao TCE/RN. 

Desenvolvido em 2012 pela Corte de Contas do DF, o sistema é utilizado para gerenciar todos os processos e documentos do Tribunal, sejam administrativos sejam de Controle Externo. Ele contribui para agilizar a tramitação de processos; ampliar o acesso dos interessados; permitir o envio de informações por meio eletrônico; melhorar a comunicação dos atos processuais; facilitar a recuperação de dados e a gestão de documentos. 

O e-TCDF é mais do que um sistema moderno e eficiente. A plataforma possui uma interface interativa e amigável de controle das transações, com a disposição estratégica de informações detalhadas e específicas a cada fase processual. 

O acordo de cooperação técnica entre as duas Cortes de Contas também inclui a cessão, ao TCE/RN, de outros dois sistemas desenvolvidos pelo TCDF. São eles o SIRAC–Concessões (Sistema de Registro de Admissões e Concessões) e o SIGA (Sistema de Gerenciamento de Acessos). O SIRAC-Concessões permite a transmissão remota de dados relativos a concessões de aposentadorias, pensões e reformas. Já o SIGA é utilizado para o credenciamento de usuários internos e externos, realização de operação de autenticação (login) e bloqueio de usuários com cadastro vencido. 

Foto e texto: TCDF