Atualizado em 24/02/2023

Tribunal de Contas realiza workshop para apresentação de planos diretores de unidades setoriais

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Jales, reuniu nesta sexta-feira (24/02), no auditório do hotel Holiday Inn, em Natal, sua equipe de secretários, diretores e coordenadores durante o workshop de apresentação dos Planos Diretores para o biênio 2023-2024.

“Qual o nosso papel na sociedade? O que esperam de nós? Quais os resultados que apresentamos?”, provocou o presidente na abertura do evento, que que serviu para integrar todas as unidades técnicas do TCE, com apresentações individuais acerca dos planos diretores.

A proposta foi fazer uma imersão, buscando um trabalho integrado. “Fazemos parte de uma orquestra. Não podemos desafinar depois que a música começar a tocar”, comparou Jales, lembrando que a proposta de fazer as apresentações dos planos de trabalho em forma conjunta teve como objetivo compartilhar iniciativas e ações de forma que todos possam caminhar numa mesma direção.

Gilberto Jales insistiu para toda equipe da necessidade de se ter “consciência que o resultado do nosso trabalho impacta na vida das pessoas”, destacando o Tribunal de Contas como uma máquina que precisa ser impulsionada para o exercício do controle externo da administração pública de forma eficaz e eficiente. Para isso, enfatizou, é preciso integrar ações, somar esforços e dividir as competências, cada um exercendo o seu papel.

Foram realizadas 16 apresentações dos planos diretores dos diversos setores, cujo planejamento é coordenado pelo auditor de Controle Externo, Ricardo Villaça, coordenador das Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE. Logo após cada apresentação, foi aberto espaço para debate das propostas e sugestões, com toda a colaboração anotada, para formatação e aprovação do documento até o início de março, definindo-se assim uma diretriz, documento que será norteador da gestão.

A psicóloga do Setor de Saúde do TCE, Jordana Celli, ministrou a palestra “Vamos conversar sobre saúde mental e trabalho”, abordando aspectos científicos associados a qualidade de vida que precisam ser observados numa perspectiva individual, na organização e também no contexto social em que o sujeito está inserido. “Cada indivíduo percebe o mesmo objeto de uma perspectiva diferente, de acordo com o estado de sua mente e de suas projeções”, relatou, lembrando da necessidade de cada um ter reservas não somente material, financeiras, o que acontece normalmente, mas também “emocionais”.

Apresentaram os PDs a Assessoria de Planejamento e Gestão, Diretoria de Despesa de Pessoal (DDP), Diretoria da Administração Municipal (DAM), Diretoria da Administração Direta (DAD), Diretoria da Administração Indireta (DAI), Inspetoria de Controle Externo (ICE), Consultoria Jurídica (Conju), Corregedoria, Ouvidoria, Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), Assessoria de Relações Públicas da Presidência (ARPP), Assessoria de Comunicação Social, Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI), Diretoria de Atos e Execuções (DAE), Núcleo de Sustentabilidade, Secretaria das Sessões, Secretaria Geral (SG), Secretaria de Controle Externo (SECEX), Escola de Contas, Gabinete da Presidência, Diretoria de Informática, Diretoria da Administração Geral e Diretoria de Expediente.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa do evento: https://flic.kr/s/aHBqjAtGNp