Atualizado em 11/01/2023

Presidente do TCE realiza primeira reunião com equipe para a gestão 2023/2024

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Jales, fez, nesta quarta-feira (11), a primeira reunião com a equipe de diretores e coordenadores para a gestão do biênio 2023-2024. Na pauta, foi feita uma apresentação das principais metas para o período. Serão priorizados objetivos como o aprimoramento do controle externo, da comunicação institucional, da gestão de pessoas, além de assegurar os recursos necessários para a Corte de Contas.

Com a experiência de já ter presidido o Tribunal de Contas do Estado no biênio 2017/2018, o presidente Gilberto Jales vai priorizar a obtenção de resultados claros para a sociedade a partir do trabalho realizado pela Corte. “Temos que mostrar o bem que o TCE faz ao Estado. Nossa meta é ser um Tribunal de excelência para o Estado e para a sociedade, dando continuidade ao trabalho que vem sendo efetuado”, disse.

Para alcançar este objetivo, o presidente destacou a qualificação da equipe de trabalho e parâmetros como o marco de medição e boas experiências disseminadas pelo Instituto Rui Barbosa e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). “São muitos os desafios que se apresentam, tais como o aprimoramento do controle externo, com atuação preventiva e concomitante; avaliação das políticas públicas mais criteriosa; o problema da previdência nos municípios; o fortalecimento do exercício do controle interno e a questão da sustentabilidade são apenas alguns dos temas que serão aprofundados e receberão atenção especial”, disse o presidente.

Todos os setores do Tribunal de Contas irão produzir a partir de agora planos diretores para a definição das diretrizes no período de 2023/2024. O documento é discutido em cada setor e, sistematizada a proposta, será avaliada pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), de acordo com critérios previamente estipulados.