Atualizado em 07/12/2022

Tribunal de Contas encaminha acordo de cooperação para implantar planejamento estratégico na PGE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) encaminhou um acordo de cooperação técnica para implantação do planejamento estratégico na Procuradoria Geral do Estado. A PGE formalizou a proposta de acordo, que será assinada após os devidos trâmites. Com isso, a Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE irá auxiliar na construção do plano estratégico da Procuradoria

A proposta de acordo de cooperação foi apresentada em reunião nesta quarta-feira (07) que contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Alves, do presidente eleito para o biênio 2023-2024, conselheiro Gilberto Jales, do vice-governador Antônio Roberto, do procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, do consultor-geral do TCE, Ronald de Medeiros, do chefe de gabinete do TCE, Marco Emerenciano, do coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão, Gláucio Torquato,  entre outros.

O presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, destacou a importância do planejamento estratégico, que, segundo ele, foi incorporado à Corte de Contas potiguar após consultoria ofertada pelo Tribunal de Contas da União. O presidente eleito, conselheiro Gilberto Jales, apontou que a ferramenta do planejamento deveria ser adotada pela administração pública como um todo. “O planejamento estratégico dá  para a administração uma característica que ela sempre deveria ter, que é a da continuidade. O órgão passa a saber onde quer chegar”, disse.

Segundo os termos da minuta, a cooperação técnico-científica visa promover “a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica de recursos humanos, bem como a cessão recíproca de servidores públicos integrantes do quadro de pessoal dos partícipes” para a implantação do Planejamento Estratégico e do processo eletrônico na PGE. 

Outros órgãos públicos, como a Prefeitura de Parnamirim, já produziram seus planos estratégicos através de acordo de cooperação firmado com o TCE. O Município formalizou o planejamento para o período de 2020 a 2030.