Atualizado em 24/11/2022

Prefeitos e gestores municipais recebem orientações sobre contas anuais de governo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) realizou, nesta quarta-feira (23), um curso sobre contas de governo dos prefeitos. O evento “Contas de Governo Dos Prefeitos: Inovações E Boas Práticas” abordou a incorporação dos comentários do gestor nas contas de governo, vigente desde 2017.

Participaram da abertura do curso o presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves e o diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes.

Por meio do canal do Tribunal de Contas no YouTube, acompanharam a capacitação chefes dos poderes executivos municipais, servidores responsáveis pela contabilidade do município, pela organização, composição e elaboração de documentos, procedimentos e demonstrativos que compõem as contas anuais dos prefeitos, bem como os membros dos controles internos municipais.

O presidente da Corte de Contas destacou a importância da atuação pedagógica para evitar infrações. "Nenhum gestor assume um cargo público com a intenção de errar, mas a falta de conhecimento técnico leva ao erro, o que leva à punição. Por isso, o evento de hoje é tão importante", disse.

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, apontou a importância do tema. "Houve a implementação dos comentários da entidade auditada. A inclusão dessa nova fase no ciclo fiscalizatório demanda especial atenção", afirmou.

O curso foi ministrado pelos auditores de controle externo Cleyton Barbosa, Larissa Almeida e Marcelo Araújo. Foram abordadas as mudanças na fiscalização das contas do chefe do executivo municipal, principalmente. Além disso, os auditores mostraram quais as irregularidades mais frequentemente encontradas nas contas anuais de governo e os possíveis encaminhamentos para solucionar os problemas.