Atualizado em 31/08/2022

IEGE 2022: TCE disponibiliza questionários para índice que mede a efetividade da gestão estadual

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CONTROL), iniciou o terceiro ciclo de construção do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE), com vistas a sistematizar informações sobre cinco áreas da gestão pública: saúde, educação, segurança, planejamento e gestão fiscal.

O IEGE é uma ferramenta de aprimoramento do controle que pode gerar subsídios para a análise das contas anuais de governo do chefe do poder executivo estadual quanto às dimensões avaliadas, servindo também para que os gestores das pastas governamentais possam promover melhorias nos processos de trabalho referentes à gestão dos recursos públicos.

O levantamento teve início nesta semana com o encaminhamento de ofício pelo Presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, aos gestores estaduais responsáveis por cada área avaliada, os quais irão responder um questionário por meio de formulário do LimeSurvey. O acesso ao questionário será feito por meio de link e código, já encaminhados por ofício.

Reunião

A primeira reunião para explicação do levantamento ocorreu de forma virtual nesta quarta (31/8), com a participação do presidente do Tribunal, do secretário de Controle Externo, dos gestores das Secretarias de Estado e dirigentes de outros órgãos da estrutura administrativa do estado e com as equipes de fiscalização da Diretoria de Administração Direta (DAD) e da Controladoria Geral do Estado (CONTROL).

Em sua fala inicial, o presidente Paulo Roberto destacou que os gestores devem aproveitar a oportunidade que as ferramentas do IEGE têm para qualificar, organizar e otimizar a gestão pública. “Essa ferramenta serve como uma bússola na condução das políticas públicas do Estado”, afirmou. O secretário de Controle Externo do TCE, Jailson Tavares, explicou que a reunião inicial tem o objetivo de orientar o preenchimento dos questionários.

Durante o mês de setembro serão realizados outros encontros com todos os gestores que irão responder ao questionário.