Atualizado em 26/08/2022

Ouvidoria reduz tempo de atendimento das demandas com uso de inteligência artificial

Em pouco mais de um mês, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado reduziu o tempo médio de atendimento das suas demandas pela metade. A média era de cinco dias e agora esse número caiu para 2,76 dias. A perspectiva é que nas próximas semanas a média caia ainda mais, para dois dias. Isso aconteceu graças ao uso da inteligência artificial, com a implantação do robô Kairós, uma tecnologia desenvolvida pela UFRN e disponibilizada gratuitamente para uso do TCE.

Os resultados foram apresentados pelo conselheiro ouvidor, Tarcísio Costa, durante o curso “Ouvidoria e Inteligência Artificial”, realizado nesta sexta (26). O conselheiro afirmou durante o evento que o uso da inteligência artificial representa um novo tempo no desenvolvimento das atividades, possibilitando mais eficiência e celeridade no atendimento das demandas da Ouvidoria. “Seria muito bom se essa tecnologia fosse disponibilizada para ser replicada por todos os jurisdicionados do Rio Grande do Norte e para os tribunais de contas do Brasil”, disse.

“Tanto mais eficaz o uso da tecnologia, mais resultados apresenta o controle externo”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, lembrando que a tecnologia da informação transformou-se num dos melhores aliados do serviço público. O diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, destacou a necessidade de potencializar esforços no cumprimento do papel do poder púnlico. “A adoção do sistema Kairós qualifica ainda maios o serviço da ouvidoria”, disse.

Para o reitor da UFRN, Daniel Diniz, o tema "ouvidoria" está relacionado a questões importantes como a prestação de contas, a transparência e outras ações de comunicação que remetem à cidadania. “Ficamos felizes em trabalhar numa solução que desse celeridade às demandas da população” disse, respondendo ao conselheiro Tarcísio Costa: “A Universidade sempre tem interesse em levar soluções desenvolvidas para servir a sociedade”, disse.

O evento foi realizado de forma presencial na sede do Tribunal de Contas e de forma virtual pelo canal do TCE no YouTube. Após os discursos de abertura, foram realizadas palestras focando as experiências de interação entre ouvidorias e tecnologia, ministradas pelo corregedor da UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, e pelo diretor de Informática do Tribunal de Contas, Vinícius Miranda Brito.