Atualizado em 25/08/2021

Tribunal de Contas lamenta falecimento do conselheiro aposentado Antônio Câmara

Foto: Cláudio Abdon

NOTA DE PESAR

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta quarta-feira (25/08), do conselheiro aposentado Antônio Severiano da Câmara Filho, aos 83 anos, depois de lutar bravamente contra um câncer. Ele atuou como membro da Corte de Contas por 19 anos, entre 1991 e 2000, sendo presidente no biênio 1997-1998.

Toinho, como era conhecido pelos mais próximos, nasceu na cidade de Baixa Verde, atual João Câmara, no Agreste Potiguar, em 13 de junho de 1938. Por tradição familiar, entrou na política de forma quase natural, atuando em órgãos como a Sudene e também em sistemas de cooperativas. Ao longo da vida, cultivou valores como simplicidade, compromisso e tolerância.

O ingresso na política partidária se deu em 1966, como consequência de alguns fatores: os contatos permanentes com os homens do campo; carisma pessoal e tradição familiar (sobrinho do senador João Câmara e filho do ex-prefeito de Touros, Antônio Severiano da Câmara), além da simpatia demonstrada pelo governador Walfredo Gurgel, que ajudou na sua candidatura a deputado estadual.

Foi eleito deputado estadual, aos 28 anos, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), mudando logo após para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como reação à cassação de Aluizio Alves, em 1969. Foi reeleito deputado estadual por mais três legislaturas (1970, 1974 e 1978). Em 1982 foi eleito deputado federal e, em seu último mandato eletivo, concluído em 1990, teve a honra de ser deputado constituinte. Em 1990, foi convidado pelo então governador José Agripino Maia a ocupar uma vaga no TCE.

Antônio Câmara foi um dos conselheiros aposentados homenageados na edição de 2019 da Revista do TCE. Deixa viúva a senhora Marli Alecrim, com a qual teve quatro filhos: Ana Cláudia, Ana Amélia, Marjorie e Sérgio Câmara.

Em nome dos seus membros e servidores, consternados pela irreparável perda, o TCE-RN presta condolências e solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor e tristeza.