Atualizado em 28/04/2021

TCE celebra Dia Nacional da Ética com campanha interna para servidores

O Dia Nacional da Ética, celebrado em 02 de maio, será marcado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) pela realização de uma campanha interna que busca, sobretudo, disseminar os princípios, deveres e vedações previstos no Código de Ética dos Servidores do TCE-RN e no Regime Jurídico Único  – LC 122/1994.

A campanha constará da disponibilização de banners educativos com explicações sobre o Código de Ética, além de um jogo virtual onde os servidores poderão avaliar o seu nível de conhecimento sobre questões e comportamentos éticos na administração pública.

"O trabalho de orientação e educação sobre ética é algo permanente. Aproveitamos a celebração do Dia Nacional para reforçar a mensagem junto aos nossos servidores”, justifica o conselheiro Poti Júnior, Corregedor de Contas do TCE. “Muitos não conhecem com mais profundidade questões relacionadas aos ideais éticos”, acrescenta Priscilla Montenegro, coordenadora da Corregedoria, setor responsável pela iniciativa.

Ação organizada pelos movimentos sociais na luta por um comportamento mais ético, especialmente na Administração Pública, o Dia Nacional da Ética mostra mais ainda sua relevância num momento em que o País enfrenta uma crise de valores na esfera política, ao mesmo tempo em que enfrenta a pandemia do Covid-19, doença que vem ceifando milhares de vidas em todo o mundo. Neste cenário, muitas iniciativas e também omissões terminam por estimular o debate numa perspectiva ética, buscando contribuir para a difusão de idéias e ideais éticos na vivência cotidiana.

No caso das cortes de contas, por exemplo, neste período atípico, a coordenadora citou como exemplo várias atitudes de flexibilização junto ao sistema burocrático, colaborando assim no impacto das ações e serviços na sociedade, mas sempre lembrando que em tudo há limites. “Ética e moral são inegociáveis”, disse.