Atualizado em 03/02/2021

Escola de Contas divulga vídeo mostrando a importância do planejamento nos municípios

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, unidade educacional e pedagógica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), divulgou um vídeo institucional para mostrar aos gestores a importância do planejamento estratégico nos municípios e órgãos públicos.

O vídeo, com duração de 7 minutos, apresenta o programa Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle, que utiliza uma metodologia de capacitação continuada e pragmática, estimulando boas práticas às Prefeituras e Câmaras Municipais, especialmente quanto ao planejamento e à gestão dos recursos públicos.

O programa, iniciado em 2019, tem como objetivo introduzir na administração pública a cultura do planejamento estratégico, o que está sendo um diferencial significativo na gestão pública.

Iniciativa inédita no âmbito dos TC´s, a ideia da capacitação partiu do diretor da Escola de Contas no biênio 2019-2020, conselheiro Tarcísio Costa, ao perceber o baixo nível do planejamento estratégico dos municípios nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta utilizada pelo TCE para monitorar anualmente informações em sete áreas da gestão pública dos municípios, entre elas o planejamento.

Diante do cenário apresentado, a partir dos encontros regionais, que contempla todos os municípios do Estado, foram selecionados 12 municípios para participar da experiência de execução do planejamento estratégico, numa abordagem mais específica, sob a orientação do coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE, César Gláucio Torquato.

A capacitação integra técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da implantação dos controles internos e de ferramentas de educação continuada, de eficiência, de inovação, de participação e apresentação de práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zAFo2KkjuAE