Atualizado em 11/11/2020

Tribunal de Contas lamenta falecimento do conselheiro aposentado Alcimar Torquato

Cláudio Abdon

Morreu nesta quarta-feira (11), aos 79 anos, Alcimar Torquato, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado. O TCE/RN lamenta o falecimento e presta solidariedade aos seus familiares e amigos. O velório está previsto para 8h30 desta quinta-feira (12/11), no Cemitério Morada da Paz de Emaús, com Missa às 17h e sepultamento às 18h.

Também nesta quinta-feira, o TCE irá aprovar, na sessão do Pleno, um voto de pesar. Segundo o presidente da Corte de Contas, conselheiro Poti Júnior, "Alcimar Torquato deixa um legado de firmeza,  seriedade e defesa do interesse da sociedade potiguar, como membro do Tribunal de Contas e também durante toda a sua vida pública".

O conselheiro aposentado foi indicado ao Tribunal de Contas pelo então governador do Estado, José Agripino Maia, em 1983. Durante os anos nos quais fez parte da Corte de Contas, foi o conselheiro que mais vezes foi conduzido à presidência. Esteve à frente do TCE nos anos de 1985 a 1992 e posteriormente no biênio 2005 e 2006. Em seu discurso de posse, em 1983, destacou a necessidade de servir a sociedade potiguar com "fervor, independência e senso de Justiça". 

Natural de Luiz Gomes, Alcimar Torquato de Almeida formou-se em Psiquiatria. Iniciou a carreira política ao ganhar a eleição para presidente da Sociedade Regional de Medicina, nos idos de 1972. Foi eleito deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA, em 1974; em 1978 presidiu a Assembléia Legislativa, reelegeu-se deputado pelo Partido Democrático Social – PDS.

Alcimar Torquato recebeu diversas homenagens do Tribunal de Contas, entre elas a presente na Revista do TCE de 2019. Além disso, o Auditório da Corte de Contas leva o seu nome. A resolução que modificou o nome do auditório foi apresentada pelo presidente do TCE, conselheiro Francisco Potiguar, a partir de sugestão do conselheiro Tarcísio Costa, e acatada à unanimidade.