Atualizado em 25/05/2023

Comitê Técnico do IRB reúne integrantes para tratar assuntos na área de aperfeiçoamento profissional

Membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros que integram o Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram nesta terça-feira (23), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União, em Brasília-DF, de reunião para deliberar sobre assuntos na área de aperfeiçoamento profissional.

O coordenador da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, André Almeida, representou o TCE-RN e o diretor da unidade, conselheiro Tarcísio Costa.

“Esta reunião é um momento de partilha, onde cada colega poderá falar sobre o que a Escola de Contas e o seu Tribunal estão fazendo, debateremos as ações desenvolvidas pelo nosso próprio Comitê, aprimorando tudo o que já temos construído até o momento”, afirmou a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e Presidente do Comitê, Lilian Martins, aos participantes presentes na reunião.

Durante a reunião, foi oportunizada a apresentação e compartilhamento das ações de educação continuada desenvolvidas pelas 29 Escolas de Contas que estiveram representadas no encontro.

Na continuidade da pauta, foram apresentados e discutidos os Planos de Ações – 2023 do Comitê. Os planos deliberados pelo grupo abordam: o aprimoramento do Banco de Talentos do IRB e o aperfeiçoamento do seu portal de capacitações; a realização de capacitações em conjunto com os Comitês Técnicos de Gestão de Pessoas, sobre desenvolvimento de competências, e de Auditoria do Setor Público, acerca das NBASPs (Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público); e a capacitação das Escolas de Contas.

EDUCONTAS

“As Escolas de Contas no novo cenário da Inteligência Artificial” foi o tema apresentado como sugestão para a décima quarta edição do Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do Brasil (XIV EDUCONTAS). Luis Eduardo de Menezes, Diretor-Geral do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), foi o responsável pela explanação da proposta de tema e programação do XIV EDUCONTAS.

O evento está programado para ocorrer em Fortaleza-CE, no segundo semestre deste ano, por ocasião das comemorações alusivas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.

O EDUCONTAS tem por objetivo promover a interação de gestores e técnicos que atuam na educação profissional das Escolas de Contas, a fim de compartilhar boas práticas na gestão educacional disponibilizadas aos servidores dos Tribunais de Contas, aos órgãos e entidades jurisdicionados e para a sociedade civil.