Atualizado em 20/10/2022

IRB inicia oficina de validação da sua Identidade Organizacional para elaboração de Plano Estratégico

Teve início nesta quarta-feira (19), na Sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a oficina de validação da Identidade Organizacional (missão, visão e valores), Objetivos e Iniciativas Estratégicas, do Instituto Rui Barbosa (IRB), que faz parte do cronograma de atividades para elaboração do Plano Estratégico do IRB – 2023/2027.

“Esta oficina de planejamento estratégico, tão bem conduzida pelo Conselheiro Reginaldo Parnow, é um trabalho extremamente importante, que tem olhado e respeitado o passado, vive intensamente o presente e, olha para o futuro, decide o que queremos fazer, aonde queremos chegar, de forma a impactar e melhorar o Sistema Tribunais de Contas”, destacou o Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa, ao saudar os Conselheiros e servidores presentes, representantes de 20 Tribunais de Contas brasileiros que atenderam ao convite de participação na oficina.

A oficina é uma iniciativa do Grupo de Trabalho nº 3 (GT3), do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB (CTESAP), presidido pelo Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes. “A oficina é extremamente importante, principalmente por neste momento contar com a participação de representantes de 20 Tribunais de Contas, que estão aqui presentes, disseminando esta nova formatação de planejamento estratégico participativo, validando esta nova identidade do Instituto Rui Barbosa, prevendo os próximos cinco anos de estrutura dessa casa do conhecimento”, finalizou o Conselheiro Parnow, agradecendo pela participação de cada um dos presentes.

O Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, reforçou a importância da elaboração do planejamento estratégico como instrumento de consolidação do IRB ao longo de sua história, “o planejamento estratégico, é talvez o momento da alma mater dos Tribunais de Contas do Brasil; porque o Instituto Rui Barbosa, sendo a casa do conhecimento do Controle Externo brasileiro, ele dialoga diretamente com os Tribunais de Contas, com seus servidores e Conselheiros; por tanto, esta ação irá delinear o próximo quadriênio IRB, elevando-a à patamares ainda mais decisivos.”

“A importância deste momento é muito grande, para que possamos ouvir os Membros e servidores dos Tribunais de Contas, no sentido de contribuírem para o aperfeiçoamento do planejamento estratégico do IRB para os próximos cinco anos”, pontuou o Membro do Comitê Técnico de Estudo e Sistematização da Administração Pública do IRB e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheiro Odilon Inácio Teixeira, findando as falas iniciais da oficina.

Cronograma de atividades

Após as falas de abertura da oficina, foi dado início ao cronograma de atividades planejado para este primeiro dia, que teve como primeiro ato uma explanação das ações já desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho nº 3 (GT3), até o presente momento.

Na sequência, foi apresentada a proposta da cadeia de valor, construída pelas informações levantadas dos planos estratégicos anteriores, contidos no site do IRB, além das informações que precederam ao questionário para coleta de dados e informações, enviado a todos os Tribunais de Contas. Logo em seguida, os participantes conheceram a proposta apresentada para definição do propósito, missão, visão e valores.

No turno da tarde, foi compartilhada a Matriz SWOT das informações coletadas a partir dos questionários. Os eixos finalísticos e corporativos, referentes ao Plano Estratégico, foram trabalhos em duas equipes distintas, compostas pelos integrantes da oficina, que ao final do dia apresentaram os objetivos estratégicos e iniciativas de cada eixo trabalhado.

As ações da oficina têm prosseguimento hoje, dia 20 de outubro, a partir das 08h, na Sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).