Atualizado em 16/09/2022

Palestra no TCE defende autoformação para melhoria da qualidade de vida

Ponha-se em movimento. Esta foi a principal mensagem deixada pela educadora Sônia Cristina Ferreira Maia e pela psicóloga Jordana Celli Bulhões Campos na palestra: “Bem-Estar ou Estar Bem? Pensando sobre Qualidade de Vida e Autoformação Humana na Perspectiva da Saúde”, realizada no auditório do TCE, na nesta sexta-feira (16). 

O evento, que contou com a presença do presidente do TCE, Paulo Roberto Chaves Alves, acompanhado dos conselheiros Carlos Thompson Costa Fernandes e Gilberto Jales, foi mais um momento para homenagear os atletas que se destacaram nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas, realizada recentemente em Natal.

“Estar bem consigo mesmo, com as pessoas ao redor, é um desejo de todos”, destacou, logo no início, o presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves. “Investir em bem estar e qualidade de vida é contribuir para um melhor ambiente laboral”, enfatizou o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson. O conselheiro Gilberto Jales enalteceu a iniciativa e ele mesmo foi contemplado com o “Certificado de Reconhecimento de Desempenho”, por ter vencido uma prova de natação.

 

Neste clima, a professora Sônia Cristina aproveitou para fazer uma analogia do tema em pauta com o esporte. Para ter qualidade de vida, ensinou, é preciso ser consciente de seu próprio comportamento e ter autocrítica que lhe permita avaliar seu estilo de vida e sua relação com o outro. É necessário sair de uma abordagem mais linear para sistemática, fugir da passividade, transformar-se, agir, agregar valores. Precisa ter estratégia para chegar a um determinado ponto.

O segredo, no final de contas, é viver sempre num “impulsionar”, disse, lembrando da importância da autoformação, proposta que representa um aprofundamento da formação do sujeito e que remete a “uma construção de si mesmo de forma reflexiva”. Para isso, é preciso disciplina, persistência e determinação. Para a educadora, precisamos ver nossa relação com o mundo, percebendo que ao mesmo tempo que “eu alimento o mundo, o mundo me alimenta”, buscando sempre tomar atitudes positivas.

Na sua palestra, Jordana Bulhões  falou sobre as questões do bem estar ou estar bem estabelecendo uma relação do sujeito com o seu eu. “Estamos num momento de muitos avanços, facilidades, no entanto, temos muito sofrimento, muitos casos de depressão, insônia, problemas mentais”, enfatizou. “É preciso descobrir um sentido para a vida”, ressaltou, acrescentando que este sentido aparece na  intersecção de “o que você ama fazer”,  “o que você faz bem”e a percepção “do que o mundo precisa”.

A programação prosseguiu com a entrega dos certificados aos atletas do TCE. Logo no início do evento, representando simbolicamente todos os atletas, foi feita uma homenagem especial a Patrícia Amorim e Ilueny, servidores que mais ganharam medalhas representando a Corte de Contas potiguar.