Atualizado em 06/09/2022

Contabilidade aplicada ao setor público é tema do sexto módulo do Ciclo de Formação de Auditores

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira realiza, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas, o Módulo VI do Ciclo de Formação de Auditor de Controle Externo (CFACEX).

O CFACEX é uma capacitação dos servidores do TCE, iniciada em maio de 2022, voltada principalmente daqueles que atuam diretamente nos processos de controle externo. As inscrições estão abertas na aba da Escola de Contas da área restrita do servidor.

O sexto módulo traz como tema Contabilidade aplicada ao setor público. As aulas serão ministradas pelo professor João Eudes Bezerra Filho, Auditor de Controle Externo do TCE-PR, Doutor em Ciências Contábeis e Administração.

Os demais encontros abordarão os seguintes temas: módulo VII – Lei de Responsabilidade Fiscal; módulo VIII – Auditoria Governamental: Métodos para Coleta e Avaliação de Evidências e módulo IX – Auditoria Ágil com Framework Scrum.  A certificação acontecerá por participação em cada módulo.

 

EVENTO: MÓDULO VI – CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - CICLO DE FORMAÇÃO DE AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO - CFACEX

MODALIDADE: PRESENCIAL

LOCAL: AUDITÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PERÍODO: 21, 22 E 23/09/2022

HORÁRIO: 08H ÀS 12H

CARGA HORÁRIA: 12 HORAS-AULA

INSTRUTOR: DR. JOÃO EUDES BEZERRA FILHO - DOUTOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO PELA FUCAPE BUSINESS SCHOOL, MESTRE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA FEA/USPP, PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM CONTABILIDADE E CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL PELA UFPE, GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UFPE, GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PELA UPE. AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO DO TCE-PE, PROFESSOR ASSISTENTE DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL - ES. AUTOR DE ARTIGOS E LIVROS DE CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E CUSTOS NO SETOR PÚBLICO.

PÚBLICO-ALVO: AUDITORES DE CONTROLE EXTERNO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (TCE/RN)

JUSTIFICATIVA: ADESÃO À IDEIA, DO COMITÊ DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO INSTITUTO RUI BARBOSA (IRB), DE CRIAÇÃO DE UM PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE AUDITORES DO SETOR PÚBLICO, EM CONSONÂNCIA COM OS TERMOS CONTEMPLADOS NAS NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBASPS), NO INTUITO DE PROMOVER A PARTILHA DE INFORMAÇÕES RELATIVAS ÀS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NOTADAMENTE AQUELAS PERTINENTES À AUDITORIA E À FISCALIZAÇÃO, IMPULSIONANDO O APROFUNDAMENTO E A CONSOLIDAÇÃO DO SABER.

OBJETIVO GERAL: DISCUTIR ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE GUARDAM RELAÇÃO COM A APLICABILIDADE DA ESTRUTURA CONCEITUAL, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DAS NORMAS CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO.

METODOLOGIA: ABORDAGEM TEÓRICA DOS TEMAS PELO PROFESSOR E ATIVIDADES PRÁTICAS COM VISTAS À FIXAÇÃO DO ASSUNTO ESTUDADO. UTILIZAÇÃO DE SLIDES, FICHAS DE EXERCÍCIOS E LIVRO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, BEZERRA FILHO, 3ª ED. EDITORA GEN/ATLAS.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, CONVERGIDAS COM AS IPSAS/IFAC, PUBLICADAS PELO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE;

2. ESTRUTURA E LÓGICA DO NOVO PLANO DE CONTAS OBRIGATÓRIO PARA UNIÃO E ESTADOS E MUNICÍPIOS: PARTE IV DO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADO AO SETOR PÚBLICO;

3. ESTRUTURA DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS NO BRASIL: BALANÇO ORÇAMENTÁRIO, BALANÇO FINANCEIRO, DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA, BALANÇO PATRIMONIAL, DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS, DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO: PARTE V DO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADO AO SETOR PÚBLICO;

4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO, INDICADORES FISCAIS E DE DESEMPENHO.