Atualizado em 23/08/2022

Abertura da OTC Natal presta homenagem a ex-atletas olímpicos, autoridades e diretores da ANOSTC

A alegria tomou conta da cerimônia de abertura da Olimpíada dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC), nesta segunda-feira (22), em Natal, no Rio Grande do Norte. A primeira competição após o período de recesso provocado pela Covid-19 lotou o Centro de Convenções da capital potiguar e ficou marcado pela apresentação do mascote Solzito, as homenagens prestadas a ex-atletas olímpicos do RN e autoridades, finalizando com o acendimento da pira olímpica.

O cerimonial começou com o desfile das bandeiras dos 27 tribunais brasileiros participantes, mais a do Uruguai, como convidado do Mercosul. Em seguida teve uma apresentação folclórica do Boi de Reis e depois a homenagem da ANOSTC aos ex-atletas olímpicos do Rio Grande do Norte, Magnólia Figueiredo e Vicente Lenilson, que receberam uma placa de agradecimento pelas conquistas e participações olímpicas. Também foram homenageados todos os diretores da ANOSTC com a medalha de honra ao mérito.

Em agradecimento ao apoio recebido, a ANOSTC, na figura de seu presidente Evandro Santa Cruz Arruda, homenageou as autoridades presentes, dentre eles o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, a primeira-dama do município de Natal, Amanda Dias, o presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, o presidente da Atricon, Cezar Miola, e os conselheiros do TCE-RN, Poti Júnior, Gilberto Jales e Renato Dias, além do conselheiro substituto Antônio Ed Souza Santana.

“Cabe salientar que a parceria entre a ANOSTC e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte foi um importante requisito para o sucesso do evento e na figura dos excelentíssimos conselheiros, doutor Paulo Roberto Alves e do doutor Poti Júnior, chegamos no dia de hoje com a presença de mais de 1.400 participantes, registrando na história das OTCs o maior evento dos servidores dos tribunais de contas do Brasil”, comemorou Evandro Arruda.

O presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, que também foi homenageado, falou da alegria em receber a OTC e deu a saudação de boas vindas a todos os participantes. “É uma alegria muito grande, um prazer imenso receber um evento deste porte, a gente não imaginava que receberíamos tantos participantes em Natal, então meus amigos e minhas amigas, sejam bem-vindos, e dizer ao Evandro Arruda e nosso coordenador local Maurício Aguiar que eles são dois baluartes e que ficarão na história do TCE”.

A ANOSTC Social doou à Prefeitura do Natal um cheque no valor de dez mil reais que foi recebido pela primeira-dama Amanda Dias. E para finalizar a noite de abertura, o conselheiro Poti Júnior, que deu início ao projeto da realização da OTC em Natal, na sua gestão como presidente do TCE-RN no período de 2019-2020, teve a honra de conduzir a tocha olímpica e acender a pira olímpica, arrancando aplausos das delegações dos 27 tribunais presentes, mais o Uruguai.

Os jogos começam nesta terça-feira (23) nas modalidades de atletismo, corrida, basquete, beach tennis, bocha, futsal, futebol society, futevôlei, pebolim, tiro esportivo, vôlei de praia e vôlei indoor. Ao término da olimpíada, todos os materiais utilizados durante a competição (bolas, redes, apitos e demais itens) serão doados às instituições e federações locais que promovem a prática de esportes.

As despesas do evento são custeadas e cobertas com a receita advinda das inscrições dos atletas, incluindo hospedagem, transporte interno, transfers in e out, jantares de abertura e encerramento, kit do atleta com camisa e bolsa. Os órgãos públicos ajudam com logística, apoio institucional e cessão de espaços esportivos. Em Natal, a olimpíada contará com o apoio do TCE/RN, anfitrião da OTC, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Natal.

Confira programação, resultados e cobertura dos jogos no site da ANOSTC: https://anostc.com.br/

Texto: Fábio Pacheco (ANOSTC)