Atualizado em 14/06/2022

Tribunal de Contas implanta no site sistema de acessibilidade para deficientes auditivos

As pessoas com deficiência auditiva já podem ter acesso ao conteúdo disseminado no site do Tribunal de Contas do Estado. Foi implantado, desde a última segunda (13), tecnologia de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. É possível ter acesso no site de TCE: www.tce.rn.gov.br. 

Para tanto, foi utilizada a solução Suíte VLibras, que é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, com a funcionalidade que permite a tradução de textos em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um avatar tridimensional é utilizado em computadores, celulares e plataformas Web.

Trata-se de uma ação executada pela Ouvidoria de Contas, por determinação do conselheiro ouvidor, Tarcísio Costa, contemplada no Plano de Diretrizes Anual (PDA – 2021/2022) da Corte de Contas, com o apoio da Diretoria de Informática (DIN). Com essa iniciativa, o TCE contribui, efetiva e eficazmente, para o fortalecimento da cidadania e da dignidade da pessoa humana, em harmonia com os fundamentos garantidos pela Constituição Federal.

A Suíte VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), tornando-se cada vez mais presente nos sites, com o objetivo de auxiliar na tradução da imensa gama de conteúdos que são diariamente postados na internet.