Atualizado em 07/06/2022

Tribunal de Contas aprova minuta de cooperação para quarta turma da Residência em TI

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aprovou, em sessão do Pleno desta terça-feira (07), a minuta do acordo de cooperação com a UFRN para a quarta turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu denominado “Residência em Tecnologia da Informação para o Tribunal de Contas do Estado do RN”. A Residência em TI é realizada em parceria com o Instituto Metrópole Digital.

Segundo os termos da minuta, serão selecionados 14 estudantes de pós-graduação para a nova turma. O investimento no projeto será de R$ 664 mil. Os profissionais de Tecnologia da Informação serão selecionados através de processo seletivo, que será divulgado no momento oportuno. O convênio tem como interveniente a Funpec.

Criada em outubro de 2017, a Residência em Tecnologia da Informação é uma pós-graduação lato sensu do IMD que junta prática e teoria e visa formar alunos para atuarem no desenvolvimento de uma tecnologia totalmente aplicada ao campo do trabalho. Para isso, o curso dá ênfase ao desenvolvimento de software, de forma a promover projetos de integração e automatização de processos aplicados ao setor jurídico. A residência tem duração de 18 meses, com carga horária total de 2,4 mil horas.

No âmbito do TCE, foram desenvolvidos vários projetos importantes com a participação dos residentes em Tecnologia da Informação. Um deles é o Banco Legislativo (Legis), inaugurado em 2018. Elaborado para proporcionar economia de tempo, o sistema atua hoje como o meio de comunicação oficial para o envio obrigatório de toda a legislação estadual e municipal relacionada ao TCE. Outro avanço foi o Siai-Obras, sistema que tem por função reunir os dados de cadastros e acompanhamento de obras contratadas pelo poder público no Rio Grande do Norte e permite aos gestores o envio regular dessas informações ao TCE.