Atualizado em 09/03/2022

APG conclui trabalho de planejamento estratégico da Secretaria Estadual de Tributação

Resultado do acordo de cooperação técnica firmado com o Tribunal de Contas do Estado, foi concluído com êxito o processo de elaboração do planejamento estratégico para o período de 2022 a 2027 da Secretaria Estadual de Tributação. A partir de agora, o governo passa a contar com uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão pública, com a definição de estratégias que vão colaborar para incrementar e fortalecer as políticas tributárias do Estado.

A construção do Planejamento Estratégico da SET foi autorizada pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, e contou com orientação técnica e metodológica do coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE, César Gláucio Torquato e do auditor de controle externo, Ricardo Barbosa Villaça que, juntamente com o Comitê Técnico Interno do Planejamento Estratégico da SET, colaboraram  com o processo,  desde o diagnóstico organizacional - análise do ambiente interno e externo da SET – até a realização de diversos workshops com a participação da alta administração, dos gestores e dos servidores, que contribuíram para a elaboração e revisão dos referenciais estratégicos. No total, 45 servidores de diferentes setores integraram o grupo de discussão.

“Foi um marco”, sintetiza César Gláucio Torquato, lembrando que a Secretaria de Tributação é uma das mais importantes do Estado, por tratar da arrecadação de recursos, o que termina por movimentar a máquina estatal, setores como Educação, Saúde, Segurança e demais áreas que integram o Governo. Com uma experiência acumulada de anos, o TCE tornou-se uma expertise na formatação de planejamentos estratégicos, colaborando com municípios como Parnamirim, Mossoró e outros.

“Este documento é resultado de exaustivas discussões e análises, que envolveu todos os setores e servidores, para chegarmos a um Mapa Estratégico, capaz de direcionar os passos e decisões a serem tomadas para melhor atuação da SET-RN em consonância com os preceitos que a sociedade almeja do serviço público”, destacou o Secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, ressaltando que o norte adotado neste Planejamento Estratégico foi baseado em eixos primordiais, que envolvem a eficiência dos processos, modernização da sua estrutura, transparência das ações, qualidade no atendimento ao contribuinte, reforço da fiscalização no combate à sonegação fiscal.

O coordenador do Comitê Técnico Interno do Planejamento Estratégico da SET/RN, Marconi Brasil Soares de Souza afirmou: “Com este plano estratégico, a SET/RN reforça seu compromisso com a sociedade potiguar em busca da excelência na gestão tributária”.

Optou-se pela adoção da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) complementada pela metodologia Gestão por Diretrizes (GpD). O BSC é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzirem sua estratégia em objetivos operacionais, direcionando comportamentos e desempenho. Baseando-se em indicadores de desempenho, a metodologia permite à instituição monitorar a execução de sua estratégia, acompanhar seu desempenho, estabelecer e verificar as metas atingidas, viabilizar o aprendizado organizacional, conhecer resultados passados e projetar tendências.

O Mapa Estratégico da Secretaria de Estado da Tributação do RN está estruturado em quatro perspectivas: ‘I - Sociedade e Estado’, ‘II - Processos Internos’, ‘III - Aprendizado e Cresci - mento’ e ‘IV - Orçamento, Estrutura e Funcionamento’. Essas perspectivas demonstram a realidade lógica da estratégia a ser executada pela SET.